sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Vice-governador entrega Medalha Teófilo Ottoni e inaugura obra










O vice-governador Antonio Anastasia preside, nesta segunda-feira (30), às 11h, no auditório da Pontifícia Universidade Católica na cidade do Serro, no Médio Jequitinhonha, a solenidade de entrega da Comenda Teófilo Ottoni. Nesta terceira edição da Medalha serão agraciadas 30 personalidades. A solenidade acontece no auditório da unidade da PUC Minas do Serro.



A Medalha Teófilo Ottoni foi criada em 2007, através da Lei 16.920, por iniciativa do deputado Alberto Pinto Coelho, presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A comenda homenageia pessoas e instituições que tenham se dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões Nordeste de Minas Gerais, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, e Norte de Minas.



A lei prevê que a entrega da medalha seja feita anualmente, em cerimônia realizada no mês de novembro, alternadamente nos municípios do Serro e de Teófilo Ottoni. Em 2007, a solenidade foi realizada no Serro e em 2008 em Teófilo Ottoni, como prevê a legislação.



Orador oficial



Neste ano, o orador oficial será o reitor da PUC Minas, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Mineiro de Ponte Nova, ele é teólogo, com mestrado pelo Centro de Estudos Superiores dos Jesuítas. Possui longa experiência como professor no Ensino Superior, graduação e pós-graduação do Instituto Santo Tomás de Aquino e da PUC Minas, no curso de Filosofia e Teologia. É membro da Sociedade de Teologia e Cientistas da Religião do Brasil.



É bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Exerceu funções de coordenação e direção do curso de Teologia, do Instituto Superior de Pastoral da Universidade e do Núcleo de Estudos avançados em Teologia. Acompanha, pela CNBB, a Comissão de Reforma Política.



Nos últimos anos, participa da Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da PUC Minas e dos Colégios Santa Maria, em seu Comitê de Gestão da Presidência. É reitor da PUC Minas desde 2007.



Teófilo Ottoni



Teófilo Benedito Ottoni nasceu em 1807 na Vila do Príncipe que, naquela época, era sede da Comarca do Serro Frio (a maior comarca entre as cinco do estado). Aos 19 anos, entrou para a Escola da Marinha no Rio de Janeiro, onde se graduou como guarda-marinha. Em 1830, voltou ao Serro onde fundou o jornal “Sentinela do Serro”, porta-voz de suas propostas de vanguarda.



Conhecido como o Capitão da Casaca Branca, por seus ideais revolucionários, elegeu-se deputado provincial por Minas Gerais (1835) e deputado-geral (1839). Liderou a revolução liberal em Minas Gerais (1842) e, após ser derrotado, foi preso e conduzido a pé para Ouro Preto.



Anistiado pelo imperador Dom Pedro II em 1844, foi reeleito deputado por Minas Gerais no ano seguinte. Afastou-se da política, em 1850, e fundou uma empresa de comércio e colonização no interior do estado, a Companhia do Mucuri, para promover o desenvolvimento e colonização do Vale do rio Mucuri.



Através da empresa, promoveu a navegação do rio, construiu a rodovia de Santa Clara, catequizou índios e incentivou a instalação de imigrantes europeus no Vale de Mucuri. Na confluência do Ribeirão Santo Antônio com o Rio Todos os Santos, fundou a vila de Filadélfia, embrião da hoje cidade de Teófilo Ottoni.



Voltou à política em 1860 e elegeu-se senador em 1864. Muito doente, com a febre da antiga maleita, morreu no Rio de Janeiro, em 1869, vítima de intoxicação miasmática, adquirida no Mucuri.



Proacesso


Também na segunda-feira, às 15h, o vice-governador irá inaugurar as obras do Proacesso, na Rodovia que liga Alvorada de Minas a Serro. O Governo de Minas investiu R$ 10 milhões nos 15,4 Km que foram asfaltados. A inauguração será realizada na rua Pio XII, 14 – Centro, em frente à Prefeitura Municipal de Alvorada de Minas.



Agraciados com a Medalha Teófilo Ottoni - 2009



ALICE LORENTZ DE FARIA GODINHO, Funcionária Pública

CÂNDIDO FERRAZ ALVES, Prefeito Municipal de Ponta dos Volantes

ÉRICA CAMPOS DRUMOND, Secretária de Estado

FÁBIO ANTÔNIO DA SILVA PEREIRA, Professor – In Memoriam

GECERNIR COLEN, Professor universitário

GERVÁSIO BARBOSA HORTA, Compositor musical

GIOVANNI BATTISTA LISA, Padre

GUSTAVO BOTELHO NETO, Delegado Geral de Polícia

ÍRIS SORIANO NUNES MIGLIO, Professora

JOAQUIM GIOVANI MOL GUIMARÃES, Dom, Reitor da PUC Minas

JORDÃO BUENO JÚNIOR, Tenente-Coronel PM

JOSÉ DOS SANTOS SILVA, Vereador

JOSÉ FERNANDO APARECIDO DE OLIVEIRA, Deputado Federal (MG)

JOSÉ SARAIVA FELIPE, Deputado Federal (MG)

JUSCELINO JOSÉ DE MAGALHÃES, Juiz de Direito

LÚCIO JOSÉ DE FIGUEIREDO SAMPAIO, Administrador de empresas

MAFRAN ABRANTES COUY, Médico

MARCELO SILVA RAMOS, Empresário

MARCELO SOARES DE ANDRADE, Produtor Cultural

MARCONI FAGUNDES GOMES, Vereador

MAURÍLIO NERIS DE ANDRADE ARRUDA, Prefeito Municipal de Januária

MAURO TUNES JÚNIOR, Empresário.

NANZA DE MIRANDA MELO, Vereadora

NEILANDO ALVES PIMENTA, Advogado

PEDRO MARTINS ABRANTES, Líder político – In Memoriam

REYNALDO OTTONI PORTO, Historiador – In Memoriam

ROBERTO ALCÂNTARA BOTELHO, Prefeito Municipal de Jequitinhonha

SEBASTIÃO PIMENTA BARROSO, Advogado

SILVANA ALINE DUMONT HALLACK, Vereadora

WALTER ANTÔNIO ADÃO, Agrônomo


Aécio mira nos aliados de Lula


Governador mineiro disputa a indicação do PSDB para disputar a sucessão presidencial em 2010O governador Aécio Neves (PSDB) afirmou na quinta-feira que seu partido precisa se preocupar em atrair novos aliados para construir uma base de sustentação de governo, caso chegue novamente ao Palácio do Planalto em 2011. O tucano defendeu uma nova convergência, que inclua no leque de aliança legendas que hoje estão na base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para ampliar a coligação, que hoje só tem garantidos o DEM e o PPS, ele voltou a pedir agilidade na definição do nome que disputará as eleições do ano que vem.


Aécio disse estar sereno quanto à disputa interna com o governador de São Paulo, José Serra, pela vaga de candidato tucano em 2010, mas afirmou ser preciso aliar as preocupações pré-eleitorais com a do momento pós-eleições. “Preocupo-me desde já – e talvez seja uma característica da minha natureza política – não apenas com número de pesquisas, mas com a construção da base de sustentação daquele que será o futuro governo. Senão, corremos o risco realmente de ter dificuldades extremadas no momento que vencermos as eleições”, afirmou Aécio, que na quinta-feira se reuniu no Palácio da Liberdade com o senador Marco Maciel.


Sucessão


O vice-governador, Antonio Augusto Anastasia, será o candidato do PSDB ao Palácio da Liberdade. O nome foi confirmado pela primeira vez pelo deputado federal Nárcio Rodrigues, que assume a direção do partido com a missão de conduzir a campanha dos tucanos em 2010. A articulação com parlamentares para aumentar o nível de conhecimento do pré-candidato no interior começa em janeiro. “O PSDB já discutiu as alternativas e a nossa candidatura é do Antonio Anastasia. Caberá ao partido construir uma aliança para que possamos repetir nas eleições do ano que vem o que tivemos na eleição e na reeleição do governador Aécio”, disse.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Anastasia participa de Encontro de Cooperados da Unimed-BH




















O vice-governador Antonio Anastasia participou, nessa terça-feira (24), em Belo Horizonte, do 4º Encontro de Cooperados da Unimed-BH, que teve como objetivo promover um momento de reflexão sobre saúde,cooperativismo e atualidade.





Na ocasião, Anastasia falou sobre os Cenários para 2010 em Minas Gerais e no Brasil, em especial sob os aspectos das políticas públicas para Saúde e de desenvolvimento para o Estado.





Ao apresentar a sinopse de todo o planejamento desenvolvido nos quase sete anos de Governo, Anastasia ressaltou que o Governo de Minas pode ser observado por vários aspectos, “mas temos um trunfo que é inegável: nós conseguimos restabelecer a função Planejamento no Estado de Minas Gerais”. Explanando sobre o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), concebido em 2003 para vigorar até 2023, sendo adaptado e aperfeiçoado a cada ano, o vice-governador destacou, dentro dessa concepção, as áreas acompanhadas pelo Estado para Resultados (EpR).





Dentre elas, a ‘Vida Saudável’, onde está concentrado o esforço realizado pelo Governo de Minas na política pública de saúde, e, além disso, educação, redução da pobreza, qualidade ambiental, defesa social, dentre outros, são assuntos vinculados a uma grande coordenação, amparados pela qualidade fiscal, ou seja, gastar bem os recursos públicos, e pela qualidade e inovação em gestão pública. Anastasia apontou que um dos objetivos dessas políticas públicas é possibilitar que as pessoas sejam instruídas, saudáveis e qualificadas.





O vice-governador também apresentou o panorama encontrado pela atual administração no Estado e a proposta para atuação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de coordenar a implantação de Redes de Atenção à Saúde nos territórios sanitários do Estado. Foram então concebidos objetivos estratégicos, acompanhados por diversos indicadores para cada um deles. As metas foram: ampliar a longevidade da população adulta com doenças cardiovasculares diabetes; reduzir a mortalidade infantil; ampliar a longevidade da população adulta por causas externas; combater e reduzir a letalidade pela Dengue; reduzir as incapacidades determinadas por condições de saúde e aumentar a capacidade funcional dos idosos. Esses objetivos estratégicos concretizam-se através das Redes de Atenção, diversos programas que já foram implantados ou estão em fase de implantação no Estado.


terça-feira, 24 de novembro de 2009

Vice - governador participa na Assembléia de debate sobre café










O vice-governador Antonio Anastasia participou nesta segunda-feira (23), do debate público “Café: importância na saúde e na economia mineira”, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Parlamentares, secretários do Governo de Minas, membros de entidades representativas e cafeicultores discutiram sobre as perspectivas de fomento à produção e ao consumo do café no Estado.



De acordo com o vice-governador, o café, antes de ser um dos principais produtos da agricultura brasileira e fundamental para a economia, é símbolo de tradição e costume, em especial para os mineiros. Na esfera da saúde, Anastasia enfatiza que acredita no potencial terapêutico e nos benefícios pró-ativos do café, caso contrário não teria a aceitação que tem na sociedade. Em relação à economia, ele explica que se trata de uma atividade fortemente influenciada por políticas públicas que envolvem União, Estado, municípios e entidades empresariais, além das próprias empresas do ramo.



Segundo Anastasia, o Governo de Minas fomenta a atividade por meio de políticas fiscais, oferecendo incentivos, tornando o produto mineiro mais competitivo. “Vamos ser criativos e nos esforçarmos para, conjuntamente, permitirmos a agregação de valores aos nossos grãos. O café é uma das nossas grandes riquezas, que emprega, gera renda e dá qualidade de vida. Estamos abertos para discutir as possibilidades de incentivo à essa nobre atividade”, ressaltou. Conforme explicou, “sabemos que o custo de produção do café é muito alto em relação ao seu valor final. Vamos nos esforçar para sensibilizar, cobrar, estimular a administração federal para a adoção de incentivos à cafeicultura”.



Para o presidente da ALMG, Alberto Pinto Coelho, a cafeicultura é tema recorrente na Assembleia justamente por sua importância na economia e na vida dos brasileiros. “Sabemos que há muito o que fazer pelos cafeicultores, atividade tão relevante para nossa economia. Entretanto, dependemos muito das políticas desenvolvidas no âmbito nacional. Digo, aqui, que não nos cansaremos de buscar caminhos para fortalecer a cafeicultura em Minas Gerais e no Brasil. Vamos somar esforços para isso. Em relação às ações pertinentes a serem adotadas pelo Governo de Minas, em prol do café, não temos dúvida de que podemos contar com o governador Aécio Neves e com o vice Antonio Anastasia ”, enfatizou.


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Governo de Minas entrega casa 20 mil do Lares Geraes









O vice-governador Antonio Anastasia entregou a vigésima milésima casa construída pelo Governo de Minas, no município de Santa Vitória, no Triângulo Mineiro, nesta sexta-feira (20). O marco das 20 mil construções foi alcançado durante a inauguração dos Conjuntos Habitacionais José Bento de Queiroz e Ascendino Motta da Silva, totalizando 60 casas construídas no município pela Cohab/MG.



Oferecer moradia de qualidade, vida digna e reduzir o déficit habitacional dos municípios mineiros, combatendo, sobretudo, a pobreza, são alguns dos objetivos primordiais do programa Lares Geraes - Habitação Popular, desenvolvido pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG).



Durante a solenidade de entrega das chaves aos mutuários, o vice-governador parabenizou aos santa-vitorienses que adquiriram o imóvel. “Vocês estão levando a chave da casa própria que tanto merecem. Este é o teto que vai protegê-los, é o lar que vocês poderão dedicar-se, com muito amor. Santa Vitória será, em poucos anos, um dos municípios mais progressistas de Minas Gerais”, ressaltou.



Anastasia também anunciou, na ocasião, a assinatura do convênio com a Cohab e com o prefeito de Santa Vitória, Antônio Celso Andrade, para a construção de mais 140 casas no município. Para o vice-governador, há, em Minas Gerais, uma necessidade muito grande por moradia, mas o Governo de Minas já está preparado para construir mais casas. “É com enorme satisfação que entregamos, hoje, a vigésima milésima casa popular. Vamos trabalhar para que possamos fazer mais 20 mil moradias, em busca de mais desenvolvimento. De mãos dadas, em parceria com as lideranças políticas do nosso Estado, alcançaremos o progresso”, disse. A meta inicial do Governo de Minas era de construir 10 mil casas, entretanto, esforços foram somados para que esse número dobrasse.



Nos empreendimentos construídos em Santa Vitória foram investidos R$ 1.721.780 com recursos do Fundo Estadual de Habitação, deste total, R$ 180.000 correspondem à contrapartida da prefeitura em terreno e obras de infraestrutura. Ainda este ano, a previsão é de que outras 2.500 casas sejam entregues aos proprietários em todo o Estado. Dos 60 titulares de financiamento em ambos os conjuntos habitacionais de Santa Vitória, 47 são mulheres chefes de família, o que corresponde a 78,3% do total dos financiamentos. Dois cadeirantes receberam casas especiais maiores e adaptadas às suas necessidades.



Sonho realizado



“Estou emocionada e muito feliz. O meu sonho foi realizado e não tenho palavras para dizer o quanto isso é bom”. Elaine Cristina de Castro Nogueira não conseguiu esconder sua satisfação em receber, das mãos do vice-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, as chaves de sua nova casa, a vigésima milésima construída pelo Governo de Minas.



Mãe solteira, Elaine sustenta quatro filhos, Luiz Felipe, Luiz Henrique, Laysa Cristine, e Lorena. De acordo com Elaine, se não fosse o programa de incentivo do governo, o sonho da casa própria poderia ficar ainda mais distante. “Antes nós morávamos de aluguel em uma pensão no centro de Santa Vitória, agora vou pagar uma coisa que é minha. Isso é maravilhoso”, acrescenta.



O programa



O Programa Lares Geraes - Habitação Popular é um dos projetos estruturadores do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e expressa a prioridade dada pelo Governo de Minas à redução da pobreza e à inclusão produtiva, por meio do combate ao déficit habitacional que afeta, sobretudo, as famílias com renda de um a três salários mínimos.



O financiamento é feito com recursos orçamentários do Governo de Minas alocados ao Fundo Estadual de Habitação e executado em parceria com os municípios, que são encarregados da cessão do terreno e realização das obras de infraestrutura. Cabe à Cohab construir as casas, por meio de processo licitatório, e contratar os financiamentos. Os investimentos feitos até agora no programa chegam a R$ 487 milhões.



Desde o início do programa, cerca de 56% dos titulares de financiamento feitos pela Cohab/MG são mulheres. O número supera os dados da 3ª edição da pesquisa Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, elaborado Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo revela que ao longo da última década, a proporção de famílias chefiadas por mulheres passou de 19,7% em 1993 para 28,8% em 2006.



A conquista da casa própria significa, para o mutuário, mais que o acesso a uma moradia boa e barata. Ela é o alicerce para a construção da cidadania e dignidade. Ao propiciar a casa própria às famílias de baixa renda, o Governo de Minas minimiza a vulnerabilidade desse segmento da população, sempre pressionada pelas oscilações da atividade produtiva e dos momentos de crise da economia; pelas altas taxas de desemprego e maior incidência de enfermidades causadoras de absenteísmo na ocupação e incapacidade de trabalho.




Anastasia inaugura Delegacia de Polícia Civil em Iturama


O vice-governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta quinta-feira (19), em Iturama, no Triângulo Mineiro, a 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil, antiga reivindicação da população regional. A unidade, que reforçará a segurança do município e de outros da região, será comandada pelo delegado Paulo Henrique de Oliveira Rosa, empossado durante a solenidade de inauguração, realizada na Câmara Municipal. O vice-governador também fez a entrega simbólica de duas viaturas para a Delegacia da Polícia Civil de Iturama. Em breve, serão entregues uma moto e armamentos e seis agentes irão compor a regional, que também atenderá as cidades de União de Minas, Carneirinho, Limeira do Oeste e Campina Verde.


De acordo com o vice-governador, a segurança é um dos temas mais importantes da administração pública e deve ter atenção especial nos planos das políticas governamentais. “Levando em conta a relevância desse assunto, fizemos, em Minas Gerais, uma revolução na área da segurança, com a integração das polícias Civil e Militar. E essa integração rendeu frutos: os índices de criminalidade caíram significativamente em todo o Estado”. Professor Anastasia também ressaltou a importância da criação da Delegacia Regional da Polícia Civil de Iturama, que vai fortalecer a segurança pública local. “O nosso objetivo é criar um cinturão de segurança nos municípios limítrofes, nas fronteiras do nosso Estado, como é o caso de Iturama.


É fundamental que a sociedade saiba que está bem protegida. O Governo de Minas tem uma relação muito próxima com o Triângulo Mineiro e esta região sempre poderá contar com as ações do governador Aécio Neves e de toda sua equipe administrativa”, explicou. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Monteiro de Castro, o Governo de Minas já investiu mais de R$ 90 milhões na Polícia Civil em todo o Estado. São recursos destinados à compra de equipamentos, à capacitação de agentes, dentre outros.


Ele afirmou que esse novo investimento, que é a criação da 4ª Delegacia da Polícia Civil de Iturama, vai potencializar os serviços de segurança da região, beneficiando toda a sociedade. “A região de Iturama entra, agora, na busca por mais segurança e paz no dia a dia de seus moradores. Gostaria de agradecer ao Governo de Minas, na figura do professor Anastasia, que, como grande administrador, tem dado todo o apoio necessário à Polícia Civil do Estado”, disse Marco Antônio. O vice-governador também anunciou, em Iturama, a criação da banca examinadora para a realização de exames do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), mais uma reivindicação da sociedade local.


Outra novidade foi o anúncio do convênio entre o Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, e a Prefeitura de Iturama, que visa à transferência de recursos financeiros para a área da saúde do município, em especial para o melhoramento e modernização do Hospital do Povo. Agenda O vice-governador ficará no Triângulo Mineiro nos próximos dias, em decorrência de diversas ações nas áreas administrativa, de habitação e de fomento econômico, além de receber título de cidadania honorária.


Ainda nesta quinta-feira, Anastasia estará em Carneirinho, para a inauguração de 60 casas populares construídas pelo Governo de Minas por meio da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG). Em Fronteira, também na quinta-feira (19), às 20h, o vice-governador conversa com lideranças políticas e comunitárias do município e região. O andamento das ações do Governo de Minas no município e região e as novas demandas da população são temas desses encontros. Nesta sexta-feira (20), às 10h, o professor Antonio Anastasia recebe o Título de Cidadão Honorário de Prata.


A solenidade acontece na Câmara Municipal. Às 15h, o vice-governador estará em Santa Vitória, para a inauguração dos conjuntos habitacionais José Bento de Queiroz e Ascendino Motta da Silva, totalizando 60 casas, também construídas pela Cohab-MG. Já em Tupaciguara, às 19h, o vice-governador participa de um encontro com empresários no Distrito Industrial.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Lideranças da Fuvs, Univás e HCSL recebem o vice-governador de Minas Gerais



Fonte: UNIVÁS http://www.univas.edu.br/Noticias/0000000702.asp










Pouso Alegre recebeu na quinta-feira, 12 de novembro, a visita do vice-governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia, que inaugurou várias obras na cidade. Destaque para o Presídio Estadual, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e as obras do Centro de Oncologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).



Assim que chegou na cidade, o vice-governador foi recepcionado por lideranças políticas da região, dentre elas os deputados estaduais, Dalmo Ribeiro, Ruy Muniz e Duarte Bechir; os deputados federais, Olavo Bilac Pinto e Geraldo Thadeu, além dos Secretários Estaduais de Esporte, Gustavo Corrêa e de Segurança Pública, Maurício Campos Júnior. Também estiveram presentes vereadores, prefeitos de cidades da região, autoridades militares e o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Sinval Caputo, que foi cumprimentado pessoalmente pelo vice-governador Anastasia e sua comitiva.



No período da tarde, o vice-governador pôde conferir de perto as obras de ampliação do HCSL. Ele foi recepcionado pelo presidente da Fuvs, Sinval Caputo, o reitor da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), professor Virgínio Cândido Tosta de Souza, o diretor executivo da Fuvs, Luiz Roberto Martins Rocha, o assessor da presidência da Fuvs, Fausto de Sousa, todos os membros do atual Conselho Diretor da Fuvs, o pró-reitor de Planejamento e Administração da Univás, professor Félix Ocariz Bazzano, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Carlos de Barros Laraia, o diretor técnico do HCSL, Flávio Galvão Lima, a diretora administrativa do HCSL, Maria Donizete Costa Ribeiro, o diretor clínico do HCSL, professor Fábio Magalhães, o coordenador de Extensão da Univás, professor Antônio Homero Toledo, além de colaboradores do HCSL, Fuvs e Univás.



Durante a visita, Anastasia acompanhou todo o processo de expansão que passa o HCSL, além de conhecer as novas salas que funcionarão até o final do ano o setor de Oncologia do hospital. "O governo de Minas está satisfeito com o excelente desempenho no atendimento a pacientes que o Samuel Libânio vem tendo em todo o sul de Minas. É um hospital de referência, que sem dúvida nenhuma receberá incentivos do Estado", salientou.



O presidente da Fuvs agradeceu os investimentos do Estado no HCSL e aproveitou o momento para fazer mais um pedido em prol a comunidade sulmineira. "Gostaria sr. vice-governador, que nos ajudasse a conseguir de volta o campo da Lema para ampliarmos ainda mais nossos atendimentos a toda a população. É um anseio desse Conselho Diretor, que visa beneficiar a todos", disse Sinval Caputo.



Na sequência, Anastasia se comprometeu em lutar pela causa nobre do Estádio da Lema. "Se é um compromisso desse Conselho Diretor da Fuvs é um compromisso nosso. Podem ter certeza de que vamos lutar e trazer para o HCSL o campo da Lema. Tenho certeza que em fevereiro, quando eu voltar a Pouso Alegre, trarei boas novas", disse o vice-governador.



Após o discurso do presidente da Fuvs e do vice-governador foi servido um café para os convidados.


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Anastasia na área da política social




O vice-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, assinou nesta terça-feira, convênios com prefeitos de 115 municípios mineiros para investimentos na área social e para atendimento de crianças e adolescentes. Ao todo, o Governo de Minas vai repassar R$ 8,7 milhões, sendo R$ 4,5 milhões visando a instalação de 45 Centros de Atendimento Socioinfantil (Casi) e R$ 4,2 milhões para implantação, reforma ou compra de equipamentos para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Em seu pronunciamento, Anastasia ressaltou que a política pública social se tornou muito relevante no Brasil nos últimos anos e afirmou que o Governo de Minas cumpriu a sua meta, dando um passo avante em relação ao tema, sempre em parceira estreita com os prefeitos."Estamos aqui alocando recursos importantes para a construção dos Cras.


A orientação do governador Aécio Neves é termos os centros em todos os municípios mineiros, o que ocorrerá até o final de 2010. Minas Gerais tem se tornado um Estado 100% asfalto, telefonia, máquinas, habitação e estamos conseguindo, portanto, que essa infraestrutura social, econômica e física seja colocada à disposição da nossa sociedade", afirmou o vice-governador.


Anastasia ainda lembrou as dificuldades que o Sistema Único de Assistência Social (Suas) teve em receber atenção dos governos como um todo e da sociedade na época de sua criação, no início dos anos 90."Felizmente esse passado foi substituído por uma ação coordenada das esferas de governo. E Minas Gerais apresentou ao Brasil, de modo pioneiro, diversos aspectos importantes nessa política relativa ao Suas", completou.


O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, destacou as ações de Minas Gerais na área social. "Essas ações fazem parte dos investimentos do Governo de Minas na área da assistência social. O Casi é voltado para crianças e adolescentes e o Cras vai beneficiar as famílias mais vulneráveis. É importante ressaltar que Minas foi o primeiro Estado a investir recursos do Tesouro Estadual no Cras.


Isso mostra a nossa preocupação com as questões sociais", disse.O Casi vai atender crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. São espaços de convivência e integração que buscam, sobretudo, prevenir as várias formas de violência cometidas contra crianças e adolescentes, como o trabalho infantil e situação de rua.Nesses espaços serão desenvolvidas atividades artísticas, esportivas, culturais, recreativas e de apoio ao desenvolvimento escolar. Todas as ações serão desenvolvidas no contra turno escolar, ocupando, com isso, o tempo das crianças de forma lúdica e prazerosa

Vice-governador visita municípios no Triângulo Mineiro





O vice-governador professor Antonio Anastasia visita, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), municípios do Triângulo Mineiro para ações nas áreas administrativa, de segurança pública, de habitação e de fomento econômico, além de receber título de cidadania honorária. Atendendo à antiga reivindicação da população de Iturama, às 11h30 de quinta-feira (19), Anastasia anuncia a criação da Delegacia Regional da Polícia Civil, quando também tomará posse o delegado designado para assumir a unidade, reforçando a segurança no município. A solenidade será realizada na Câmara Municipal.



Ainda na quinta-feira (19), às 15h, o vice-governador estará em Carneirinho, para a inauguração de 60 casas populares construídas pelo Governo de Minas por meio da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG). Em Carneirinho, foram construídas 120 casas em quatro conjuntos habitacionais, dos quais dois serão inaugurados nessa data: CH São João, com 20 casas; e CH Maria Honória de Queiroz, com 40 casas. Em breve, serão entregues os conjuntos habitacionais Ana Maria do São José, com 30 casas, e o Sagrado Coração de Jesus, com 30 casas.









Em Fronteira, também na quinta-feira (19), às 20h, o vice-governador conversa com lideranças políticas e comunitárias do município e região. O andamento das ações do Governo de Minas no município e região e as novas demandas da população são os temas desses encontros.



Mais casas



No dia 20, às 10h, o professor Antonio Anastasia recebe o Título de Cidadão Honorário de Prata. A solenidade acontece na Câmara Municipal. Às 15h, o vice-governador estará em Santa Vitória, para a inauguração dos conjuntos habitacionais José Bento de Queiroz e Ascendino Motta da Silva, totalizando 60 casas, também construídas pela Cohab-MG.



Já em Tupaciguara, às 19h, o vice-governador participa de um encontro com empresários no Distrito Industrial.


Governo de Minas libera R$ 8,7 milhões para a área social







O vice-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, assinou nesta terça-feira (17), convênios com prefeitos de 115 municípios mineiros para investimentos na área social e para atendimento de crianças e adolescentes. Ao todo, o Governo de Minas vai repassar R$ 8,7 milhões, sendo R$ 4,5 milhões visando a instalação de 45 Centros de Atendimento Socioinfantil (Casi) e R$ 4,2 milhões para implantação, reforma ou compra de equipamentos para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).








Em seu pronunciamento, Anastasia ressaltou que a política pública social se tornou muito relevante no Brasil nos últimos anos e afirmou que o Governo de Minas cumpriu a sua meta, dando um passo avante em relação ao tema, sempre em parceira estreita com os prefeitos. “Estamos aqui alocando recursos importantes para a construção dos Cras. A orientação do governador Aécio Neves é termos os centros em todos os municípios mineiros, o que ocorrerá até o final de 2010. Minas Gerais tem se tornado um Estado 100% asfalto, telefonia, máquinas, habitação e estamos conseguindo, portanto, que essa infraestrutura social, econômica e física seja colocada à disposição da nossa sociedade”, afirmou o vice-governador.



Anastasia ainda lembrou as dificuldades que o Sistema Único de Assistência Social (Suas) teve em receber atenção dos governos como um todo e da sociedade na época de sua criação, no início dos anos 90. “Felizmente esse passado foi substituído por uma ação coordenada das esferas de governo. E Minas Gerais apresentou ao Brasil, de modo pioneiro, diversos aspectos importantes nessa política relativa ao Suas”, completou.



O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, destacou as ações de Minas Gerais na área social. “Essas ações fazem parte dos investimentos do Governo de Minas na área da assistência social. O Casi é voltado para crianças e adolescentes e o Cras vai beneficiar as famílias mais vulneráveis. É importante ressaltar que Minas foi o primeiro Estado a investir recursos do Tesouro Estadual no Cras. Isso mostra a nossa preocupação com as questões sociais”, disse.



O Casi vai atender crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. São espaços de convivência e integração que buscam, sobretudo, prevenir as várias formas de violência cometidas contra crianças e adolescentes, como o trabalho infantil e situação de rua.



Nesses espaços serão desenvolvidas atividades artísticas, esportivas, culturais, recreativas e de apoio ao desenvolvimento escolar. Todas as ações serão desenvolvidas no contra turno escolar, ocupando, com isso, o tempo das crianças de forma lúdica e prazerosa.



Cras



Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) atendem famílias em vulnerabilidade social que são encaminhadas à rede de proteção do município como creches, escolas, postos de saúde e centros de convivência de idosos. O atendimento no Cras é feito por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos capacitados por técnicos do Governo de Minas.



Atualmente, são 812 centros em 644 municípios tendo cofinanciamento das três esferas de governo. As ações do programa acontecem de forma articulada entre municípios, Estado e União.



Melhoria



Os prefeitos das cidades beneficiadas disseram que o investimento vai refletir diretamente na qualidade de vida da população. Com 13.901 moradores, o município de Caldas, no Sul de Minas, foi um dos contemplados. “Recebemos a notícia com muito orgulho e satisfação. Ainda não temos Cras e, com esse convênio, vamos ter condições de melhorar o desenvolvimento social da nossa cidade”, disse o prefeito Hugo Camacho.



Já o prefeito de Juruaia (Sul do Estado), Álvaro Mariano Júnior, disse que o Governo de Minas caminha lado a lado com os municípios. “É um momento de singular importância. A presença do Governo de Minas torna-se flagrante em todos as cidades no Estado, contribuindo para formar um projeto de nação voltado para o bem comum”, destacou.