sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Vice-governador entrega Medalha Teófilo Ottoni e inaugura obra










O vice-governador Antonio Anastasia preside, nesta segunda-feira (30), às 11h, no auditório da Pontifícia Universidade Católica na cidade do Serro, no Médio Jequitinhonha, a solenidade de entrega da Comenda Teófilo Ottoni. Nesta terceira edição da Medalha serão agraciadas 30 personalidades. A solenidade acontece no auditório da unidade da PUC Minas do Serro.



A Medalha Teófilo Ottoni foi criada em 2007, através da Lei 16.920, por iniciativa do deputado Alberto Pinto Coelho, presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A comenda homenageia pessoas e instituições que tenham se dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões Nordeste de Minas Gerais, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, e Norte de Minas.



A lei prevê que a entrega da medalha seja feita anualmente, em cerimônia realizada no mês de novembro, alternadamente nos municípios do Serro e de Teófilo Ottoni. Em 2007, a solenidade foi realizada no Serro e em 2008 em Teófilo Ottoni, como prevê a legislação.



Orador oficial



Neste ano, o orador oficial será o reitor da PUC Minas, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Mineiro de Ponte Nova, ele é teólogo, com mestrado pelo Centro de Estudos Superiores dos Jesuítas. Possui longa experiência como professor no Ensino Superior, graduação e pós-graduação do Instituto Santo Tomás de Aquino e da PUC Minas, no curso de Filosofia e Teologia. É membro da Sociedade de Teologia e Cientistas da Religião do Brasil.



É bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Exerceu funções de coordenação e direção do curso de Teologia, do Instituto Superior de Pastoral da Universidade e do Núcleo de Estudos avançados em Teologia. Acompanha, pela CNBB, a Comissão de Reforma Política.



Nos últimos anos, participa da Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da PUC Minas e dos Colégios Santa Maria, em seu Comitê de Gestão da Presidência. É reitor da PUC Minas desde 2007.



Teófilo Ottoni



Teófilo Benedito Ottoni nasceu em 1807 na Vila do Príncipe que, naquela época, era sede da Comarca do Serro Frio (a maior comarca entre as cinco do estado). Aos 19 anos, entrou para a Escola da Marinha no Rio de Janeiro, onde se graduou como guarda-marinha. Em 1830, voltou ao Serro onde fundou o jornal “Sentinela do Serro”, porta-voz de suas propostas de vanguarda.



Conhecido como o Capitão da Casaca Branca, por seus ideais revolucionários, elegeu-se deputado provincial por Minas Gerais (1835) e deputado-geral (1839). Liderou a revolução liberal em Minas Gerais (1842) e, após ser derrotado, foi preso e conduzido a pé para Ouro Preto.



Anistiado pelo imperador Dom Pedro II em 1844, foi reeleito deputado por Minas Gerais no ano seguinte. Afastou-se da política, em 1850, e fundou uma empresa de comércio e colonização no interior do estado, a Companhia do Mucuri, para promover o desenvolvimento e colonização do Vale do rio Mucuri.



Através da empresa, promoveu a navegação do rio, construiu a rodovia de Santa Clara, catequizou índios e incentivou a instalação de imigrantes europeus no Vale de Mucuri. Na confluência do Ribeirão Santo Antônio com o Rio Todos os Santos, fundou a vila de Filadélfia, embrião da hoje cidade de Teófilo Ottoni.



Voltou à política em 1860 e elegeu-se senador em 1864. Muito doente, com a febre da antiga maleita, morreu no Rio de Janeiro, em 1869, vítima de intoxicação miasmática, adquirida no Mucuri.



Proacesso


Também na segunda-feira, às 15h, o vice-governador irá inaugurar as obras do Proacesso, na Rodovia que liga Alvorada de Minas a Serro. O Governo de Minas investiu R$ 10 milhões nos 15,4 Km que foram asfaltados. A inauguração será realizada na rua Pio XII, 14 – Centro, em frente à Prefeitura Municipal de Alvorada de Minas.



Agraciados com a Medalha Teófilo Ottoni - 2009



ALICE LORENTZ DE FARIA GODINHO, Funcionária Pública

CÂNDIDO FERRAZ ALVES, Prefeito Municipal de Ponta dos Volantes

ÉRICA CAMPOS DRUMOND, Secretária de Estado

FÁBIO ANTÔNIO DA SILVA PEREIRA, Professor – In Memoriam

GECERNIR COLEN, Professor universitário

GERVÁSIO BARBOSA HORTA, Compositor musical

GIOVANNI BATTISTA LISA, Padre

GUSTAVO BOTELHO NETO, Delegado Geral de Polícia

ÍRIS SORIANO NUNES MIGLIO, Professora

JOAQUIM GIOVANI MOL GUIMARÃES, Dom, Reitor da PUC Minas

JORDÃO BUENO JÚNIOR, Tenente-Coronel PM

JOSÉ DOS SANTOS SILVA, Vereador

JOSÉ FERNANDO APARECIDO DE OLIVEIRA, Deputado Federal (MG)

JOSÉ SARAIVA FELIPE, Deputado Federal (MG)

JUSCELINO JOSÉ DE MAGALHÃES, Juiz de Direito

LÚCIO JOSÉ DE FIGUEIREDO SAMPAIO, Administrador de empresas

MAFRAN ABRANTES COUY, Médico

MARCELO SILVA RAMOS, Empresário

MARCELO SOARES DE ANDRADE, Produtor Cultural

MARCONI FAGUNDES GOMES, Vereador

MAURÍLIO NERIS DE ANDRADE ARRUDA, Prefeito Municipal de Januária

MAURO TUNES JÚNIOR, Empresário.

NANZA DE MIRANDA MELO, Vereadora

NEILANDO ALVES PIMENTA, Advogado

PEDRO MARTINS ABRANTES, Líder político – In Memoriam

REYNALDO OTTONI PORTO, Historiador – In Memoriam

ROBERTO ALCÂNTARA BOTELHO, Prefeito Municipal de Jequitinhonha

SEBASTIÃO PIMENTA BARROSO, Advogado

SILVANA ALINE DUMONT HALLACK, Vereadora

WALTER ANTÔNIO ADÃO, Agrônomo


Nenhum comentário:

Postar um comentário