terça-feira, 24 de novembro de 2009

Vice - governador participa na Assembléia de debate sobre café










O vice-governador Antonio Anastasia participou nesta segunda-feira (23), do debate público “Café: importância na saúde e na economia mineira”, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Parlamentares, secretários do Governo de Minas, membros de entidades representativas e cafeicultores discutiram sobre as perspectivas de fomento à produção e ao consumo do café no Estado.



De acordo com o vice-governador, o café, antes de ser um dos principais produtos da agricultura brasileira e fundamental para a economia, é símbolo de tradição e costume, em especial para os mineiros. Na esfera da saúde, Anastasia enfatiza que acredita no potencial terapêutico e nos benefícios pró-ativos do café, caso contrário não teria a aceitação que tem na sociedade. Em relação à economia, ele explica que se trata de uma atividade fortemente influenciada por políticas públicas que envolvem União, Estado, municípios e entidades empresariais, além das próprias empresas do ramo.



Segundo Anastasia, o Governo de Minas fomenta a atividade por meio de políticas fiscais, oferecendo incentivos, tornando o produto mineiro mais competitivo. “Vamos ser criativos e nos esforçarmos para, conjuntamente, permitirmos a agregação de valores aos nossos grãos. O café é uma das nossas grandes riquezas, que emprega, gera renda e dá qualidade de vida. Estamos abertos para discutir as possibilidades de incentivo à essa nobre atividade”, ressaltou. Conforme explicou, “sabemos que o custo de produção do café é muito alto em relação ao seu valor final. Vamos nos esforçar para sensibilizar, cobrar, estimular a administração federal para a adoção de incentivos à cafeicultura”.



Para o presidente da ALMG, Alberto Pinto Coelho, a cafeicultura é tema recorrente na Assembleia justamente por sua importância na economia e na vida dos brasileiros. “Sabemos que há muito o que fazer pelos cafeicultores, atividade tão relevante para nossa economia. Entretanto, dependemos muito das políticas desenvolvidas no âmbito nacional. Digo, aqui, que não nos cansaremos de buscar caminhos para fortalecer a cafeicultura em Minas Gerais e no Brasil. Vamos somar esforços para isso. Em relação às ações pertinentes a serem adotadas pelo Governo de Minas, em prol do café, não temos dúvida de que podemos contar com o governador Aécio Neves e com o vice Antonio Anastasia ”, enfatizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário