quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Anastasia participa de Encontro de Cooperados da Unimed-BH




















O vice-governador Antonio Anastasia participou, nessa terça-feira (24), em Belo Horizonte, do 4º Encontro de Cooperados da Unimed-BH, que teve como objetivo promover um momento de reflexão sobre saúde,cooperativismo e atualidade.





Na ocasião, Anastasia falou sobre os Cenários para 2010 em Minas Gerais e no Brasil, em especial sob os aspectos das políticas públicas para Saúde e de desenvolvimento para o Estado.





Ao apresentar a sinopse de todo o planejamento desenvolvido nos quase sete anos de Governo, Anastasia ressaltou que o Governo de Minas pode ser observado por vários aspectos, “mas temos um trunfo que é inegável: nós conseguimos restabelecer a função Planejamento no Estado de Minas Gerais”. Explanando sobre o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), concebido em 2003 para vigorar até 2023, sendo adaptado e aperfeiçoado a cada ano, o vice-governador destacou, dentro dessa concepção, as áreas acompanhadas pelo Estado para Resultados (EpR).





Dentre elas, a ‘Vida Saudável’, onde está concentrado o esforço realizado pelo Governo de Minas na política pública de saúde, e, além disso, educação, redução da pobreza, qualidade ambiental, defesa social, dentre outros, são assuntos vinculados a uma grande coordenação, amparados pela qualidade fiscal, ou seja, gastar bem os recursos públicos, e pela qualidade e inovação em gestão pública. Anastasia apontou que um dos objetivos dessas políticas públicas é possibilitar que as pessoas sejam instruídas, saudáveis e qualificadas.





O vice-governador também apresentou o panorama encontrado pela atual administração no Estado e a proposta para atuação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de coordenar a implantação de Redes de Atenção à Saúde nos territórios sanitários do Estado. Foram então concebidos objetivos estratégicos, acompanhados por diversos indicadores para cada um deles. As metas foram: ampliar a longevidade da população adulta com doenças cardiovasculares diabetes; reduzir a mortalidade infantil; ampliar a longevidade da população adulta por causas externas; combater e reduzir a letalidade pela Dengue; reduzir as incapacidades determinadas por condições de saúde e aumentar a capacidade funcional dos idosos. Esses objetivos estratégicos concretizam-se através das Redes de Atenção, diversos programas que já foram implantados ou estão em fase de implantação no Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário