segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


Especialistas Recomendam Prevenção Contra Afogamentos no Feriado do Carnaval

 

Praias, cachoeiras, rios e balneários são os destinos de muitos mineiros no carnaval. Para garantir a tranquilidade do feriado prolongado é preciso estar atento a alguns cuidados, sobretudo em relação às crianças a fim de evitar afogamentos. Os últimos números do Corpo de Bombeiros, em Minas, são altos. Em janeiro foram 54 mortes por afogamento e em fevereiro, somente na primeira quinzena, 20 mortes. A maioria do sexo masculino e na faixa etária de 20 a 45 anos.



De acordo com o Corpo de Bombeiros, 85% dos casos de afogamento podem ser evitados se tomados os devidos cuidados. As principais recomendações são:



- nunca nadar sozinho
- crianças só devem nadar sob supervisão de um adulto
- não entrar na água após ingerir bebidas alcoólicas
- não entrar na água após refeições pesadas
- não mergulhar de cabeça sem conhecer o local
- não saltar de locais elevados para dentro d’água
- não se afastar da margem
- se começar a chover e relampejar, sair da água
- se informar antes de entrar na água sobre a profundidade, correnteza e demais características do local. 
- em caso de emergência ligar para o Corpo de Bombeiros que atende no 193.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Bloco “Unidos pela vida” mobiliza doadores de sangue em Juiz de Fora

 

Com o slogan “Antes de cair na folia, doe sangue”, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora, na Zona da Mata, coloca nas ruas, pelo terceiro ano, o bloco “Unidos pela vida”.



O desfile será no dia 1° de março, com concentração às 10h30, no Parque Halfeld. Às 11 horas o bloco descerá a rua Halfeld, com a dispersão próxima ao Cine Theatro Central.


O objetivo do Hemocentro com a campanha é chamar a atenção da população para a causa da doação de sangue, de forma a manter um fluxo de 150 doadores por dia, até a sexta-feira que antecede o Carnaval.



“Unidos pela vida” é formado pelos funcionários da Fundação Hemominas, doadores e convidados, como os voluntários do Pró-Idoso (Amac), a Associação dos Aposentados de Juiz de Fora, os jovens do projeto Jovens Construindo a Cidadania (JCC) da Polícia Militar, componentes do bloco “Domésticas de Luxo” e jovens representantes da Ordem DeMolay.



Pela primeira vez, o desfile contará com a participação da bateria do Mestre Caio, da Escola de Samba Vale do Paraibuna. Também estará presente o intérprete do samba-enredo do bloco, Zezé do Pandeiro.



Coleta de sangue na Igreja Metodista de Juiz de Fora


Dia e Horário: sexta-feira (25), das 7h às 11h.
Local: Avenida Presidente Juscelino Kubistchek, nº 6.229, bairro Benfica.
Mais Informações: (32) 3257-3100.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011


Governador Anastasia Recebe Embaixador do Uruguai no Brasil

 

O governador Antonio Anastasia recebeu, nesta terça-feira (22), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o embaixador do Uruguai no Brasil, Carlos Daniel Amorín Tenconi. Durante o encontro, eles conversaram sobre as relações comerciais e turísticas entre Minas Gerais e o Uruguai. O embaixador destacou que o novo voo da Pluna Linhas Aéreas, entre Belo Horizonte e Montevidéu, inaugurado nessa segunda-feira (21), será fundamental para estimular o turismo entre o Uruguai e Minas Gerais.



“Esse voo é o primeiro passo para existir mais proximidade entre o Uruguai e Minas Gerais e entre suas capitais. O Uruguai tem uma grande relação com o Brasil, mas tem mais relações com os estados do Sul. Chegou a hora de termos uma parceira mais estreita entre Uruguai e Minas Gerais. Isso vai fomentar, evidentemente, o turismo, tanto de mineiros para o Uruguai, como de uruguaios para Minas, inclusive para as cidades históricas de Minas”, disse Carlos Daniel Amorín em entrevista.



O embaixador também conversou com o governador sobre parcerias entre o Uruguai e Minas Gerais no setor industrial.

“O Uruguai tem projetos com o Brasil entre indústrias dos dois países e para nós é interessante ter parcerias concretas entre indústrias uruguaias de médio porte com indústrias mineiras também de médio porte”, explicou.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Entrevista do Governador Antonio Anastasia Durante Reunião de Governadores do Nordeste









Evento: 1ª Reunião do Fórum Executivo de Governadores do Nordeste

Local: Aracaju (SE)

Data: 21/02/2011

Assuntos: Fórum dos Governadores do Nordeste, corte do Orçamento da União e Reforma Tributária

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Governador Anastasia inaugura Centro Viva Vida em Teófilo Otoni

 

O governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta quinta-feira (17), o Centro Viva Vida Zilda Arns, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Com investimentos de R$ 3,74 milhões, recursos do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o novo centro de saúde materno-infantil realizará consultas e exames para gestantes e recém-nascidos de 16 municípios da região formada por cerca de 300 mil pessoas.



Durante a solenidade, o governador destacou a importância dos Centros Viva Vida criados a partir da implantação do programa estruturador Viva Vida, em 2003, que possibilitou a Minas Gerais reduzir de forma significativa o índice de mortalidade infantil e materna em todo o Estado.



Em Minas Gerais, a taxa de óbitos infantis em menores de um ano para cada mil nascidos vivos caiu de 17,55, em 2003, para 14,06 em 2009, o que representou uma redução de 19,9% do índice. No Estado houve também queda na Razão da Morte Materna (RMM), de 39,31 para 26,24, entre 2003 e 2010, uma diminuição de 33,25%.




“Vamos cumprir nossos compromissos, com seriedade e muita responsabilidade, para melhorarmos a qualidade de vida das pessoas do Mucuri. Neste momento, a inauguração do Centro Viva Vida já é um ponto importante, dando continuidade a um projeto muito exitoso e que tem ajudado a reduzir, especialmente, a mortalidade infantil e também a materna”, afirmou o governador em entrevista.



O Governo de Minas já investiu R$ 129,5 milhões em aproximadamente 700 municípios mineiros para a construção e o custeio de materiais de 37 Centros Viva Vida em todo o Estado. Do total, 24 centros já foram inaugurados e outros três centros devem ser implantados em 2011. Mais dez estão passando por análise de implantação. A expansão do programa prevê atingir o total de 51 Centros até 2014.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Governador Anastasia Recebe a Ministra da Pesca e Aquicultura

 

 

O governador Antonio Anastasia recebeu, nesta quinta-feira (10), no Palácio Tiradentes, a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti. Durante o encontro, eles trataram de parceria do Estado com a União para incrementar a produção e o consumo de pescado no Brasil e, especialmente, em Minas Gerais. Antonio Anastasia destacou a importância da Aquicultura para a geração de renda para os Estados e para o país. O governador se colocou à disposição do Ministério da Pesca e Aquicultura para a viabilização de projetos como esse que, visam, sobretudo, a geração de renda e empregos.




“Tratamos de um assunto que agora é muito relevante não só para a economia, mas para a geração de renda em Minas e no Brasil, que é a questão da criação de peixes e da aquicultura. Estabelecemos também parcerias importantes, dentro da linha de parceria estreita que temos com o Governo Federal em todas as áreas, e o Ministério da Pesca é uma delas”, disse o governador, em entrevista.


O governador e a ministra também conversaram sobre a necessidade de agregar valor ao pescado, além de questões referentes à concessão de licença ambiental para pesquisas e instalação de parques aquícolas.




“Discutimos sobre questões da licença ambiental de pesquisa de peixes ornamentais, além da questão da agregação de valor ao pescado no nosso Estado. A ministra tem demonstrado que essas parcerias com os estados é a fórmula mais adequada para gerarmos renda e darmos uma opção muito importante de proteína para os brasileiros”, afirmou.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011


Anastasia Conhece Projeto do Museu do Homem Brasileiro




O governador Antonio Anastasia recebeu, nesta terça-feira (8), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, e a diretora teatral e cenógrafa, Bia Lessa. Eles apresentaram ao governador o projeto do Museu do Homem Brasileiro, que integrará o Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e será viabilizado por meio da parceria entre a Fundação e o Governo de Minas.




“É um projeto que começou em função da experiência da Fundação de ter feito o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, o Museu da Imagem e do Som e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Foi uma reunião muito produtiva, o governador nos autorizou a seguir em frente. Ele gostou muito das ideias que foram discutidas”, afirmou Barreto ao final do encontro.




O museu será instalado no prédio verde da Praça da Liberdade, onde funcionou a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A expectativa é de que esteja pronto para ser aberto ao público no primeiro semestre de 2014.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Entrevista do Governador Antonio Anastasia e do Ministro da Integração Nacional







Evento: Encontro do governador Antonio Anastasia com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra

Local: Palácio Tiradentes - Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Data: 03/02/2011

Assuntos: Atendimento às vítimas das chuvas, projetos de irrigação e Anel Rodoviário de Belo Horizonte