quarta-feira, 29 de junho de 2011


Governador em Exercício Participa de Abertura de Fórum sobre a Copa do Mundo de 2014

 

O governador em exercício e presidente do Comitê Gestor das Copas, Alberto Pinto Coelho, participou, nesta quarta-feira (29), da abertura do Fórum de Oportunidades e Desafios da Copa do Mundo de 2014 na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Durante o evento, Alberto Pinto Coelho reafirmou que as obras para a Copa do Mundo em Minas Gerais continuam dentro do cronograma e destacou a preocupação e as ações do Estado para deixar um grande legado para as cidades e os cidadãos mineiros.



“O ritmo de trabalho está em dia, dentro dos cronogramas, e isso demonstra de maneira inequívoca os compromissos do Governo do Estado, que é um Governo reconhecido pela eficiência e transparência da gestão, com o sentido de assegurar que o evento tenha pleno êxito em Minas Gerais. E, mais do que isso, o legado que será deixado para que toda a sociedade mineira possa usufruir, não só do evento, mas do pós-evento”, afirmou o governador em exercício.



 
O Fórum, organizado pelo Governo de Minas e pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granbel), em parceria com a Fecomércio Minas, tem como objetivo mobilizar os prefeitos da RMBH para as oportunidades e desafios que a Copa de 2014 vai proporcionar. A intenção é desenvolver as potencialidades de cada município, criar uma sinergia com Belo Horizonte e todos os atores envolvidos na preparação.


No evento são apresentados painéis de discussão em que os participantes podem conhecer os bastidores da Copa do Mundo da Alemanha e da África do Sul, as possíveis rotas para o turismo na Região Metropolitana, além de formas para envolvimento e participação da sociedade nos eventos do Mundial.


“A Copa tem como foco principal preparar o local, os estádios, os campos para os eventos, a mobilidade. Mas, da parte do Governo do Estado, também tem a questão dos roteiros turísticos, da segurança pública, da saúde pública e todo esse planejamento está sendo levado a cabo com o propósito de que Minas Gerais possa oferecer condições plenas para aqueles que aqui estiverem em função deste grande evento que estará sendo focado por todo o mundo”, disse Alberto Pinto Coelho.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Governador Antonio Anastasia Participa da Cerimônia de Entrega do Prêmio Bom Exemplo 2011

O governador Antonio Anastasia participou da cerimônia de entrega do Prêmio Bom Exemplo 2011, nesta segunda-feira (20), na sede da TV Globo Minas, em Belo Horizonte. Entre os vencedores na edição deste ano está a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), na categoria Ciência, por indicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O diretor do MG Transplantes, Charles Simão, recebeu o prêmio de Personalidade do Ano, por indicação consensual do júri.


A Escola Estadual Presidente Kennedy, de Candeias, no Sul de Minas, ganhou o Prêmio Bom Exemplo na Categoria Educação pelo resultado que alcançou na avaliação do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) em 2010. A escola atende a cerca de 750 estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e conseguiu se destacar em todos os níveis do Proeb. No 9º ano, a proficiência alcançada pela escola, tanto em Português quanto em Matemática, foi a melhor do Estado.



O Prêmio Bom Exemplo é dividido em nove categorias: Cidadania, Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esportes, Inovação, Meio Ambiente e Personalidade do Ano. O objetivo é valorizar o esforço, a pesquisa, o trabalho e a realização de pessoas e organizações nessas áreas.



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Palavra do Governador - Segurança Pública


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Governador Anastasia Destaca Transparência e Participação do Cidadão na Gestão Pública




O governador Antonio Anastasia participou, nesta segunda-feira (13), no Tribunal de Contas do Estado, em Belo Horizonte, da solenidade de abertura do Seminário de Controle Interno & Controle Externo - Transparência e Responsabilidade na Gestão Pública. O evento é promovido pela Controladoria-Geral do Estado, órgão estadual responsável pelo controle interno do governo, e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, instituição que tem por competência constitucional o exercício do controle externo.





O governador destacou o processo permanente de aperfeiçoamento da administração pública no Brasil. Para ele, a transparência na gestão pública e participação do cidadão são um dos temas mais importantes no modelo de governabilidade já adotado no Estado.


“A transparência é um dos temas fundamentais na medida em que o governo faz um grande esforço para apresentar seus números, dificuldades, avanços, receber da sociedade sugestões e críticas. O processo de aperfeiçoamento da administração pública é gradativo, se iniciou com a Constituição Federal de 1988 numa participação cada vez mais crescente do cidadão e da sociedade civil nas questões do governo. Minas Gerais tem se caracterizado, ao longo dos últimos anos, como um Estado muito avançado em gestão pública e sabemos que é um processo. Não conseguimos resolver tudo do dia para a noite, mas hoje, em comparação com o que tínhamos no passado, temos um processo muito mais avançado”, ressalta.


Antonio Anastasia também enfatizou a parceria com o Tribunal de Contas no Estado para a melhoria da gestão. 


“A parceria com o Tribunal de Contas é fundamental porque é o órgão incumbido exatamente de fazer esse controle, num esforço conjunto para termos uma melhoria permanente da gestão e da qualidade do gasto público”, disse o governador. 

quinta-feira, 9 de junho de 2011

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Governador Antonio Anastasia Recebe representantes da Associação Brasileira de Imprensa




O governador Antonio Anastasia recebeu, nesta quarta-feira (1º), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, acompanhado de dirigentes da representação estadual da entidade. Além da sede, localizada no Rio de Janeiro, apenas São Paulo conta com uma seção estadual da tradicional entidade, que em abril deste ano completou 103 anos de existência.



Durante o encontro, o governador Antonio Anastasia afirmou que fez questão de receber os jornalistas no Palácio da Liberdade pela simbologia do lugar. “Esse palácio evoca a liberdade e, porque não dizer a liberdade de imprensa, uma nobre causa sempre defendida pela ABI ao longo de mais de um século de existência”, justificou o governador.



O presidente da ABI, Maurício Azêdo, por sua vez, ressaltou que a instituição passa a se integrar a um dos principais eixos da imprensa brasileira, que é Minas Gerais, que, juntamente com São Paulo e Rio de Janeiro, construiu um dos principais pontos de produção e difusão de informação do país. “Minas Gerais tem um segmento jornalístico muito numeroso e qualificado e a ABI agora fica diante da possibilidade de aumentar a sua representatividade junto à comunidade jornalística do Estado”, afirmou.



O presidente da ABI Minas, que terá sua fundação oficializada em solenidade na noite desta quarta-feira (1º), será o jornalista José Eustáquio de Carvalho, o Taquinho. O professor José Mendonça, fundador do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), será nomeado presidente de honra. Além deles, integram a primeira diretoria da seção mineira da entidade os seguintes jornalistas: Dídimo Paiva, Lauro Diniz, Durval Guimarães, José Bento Teixeira de Salles, Luiz Carlos Bernardes, Carla Kreeft, Leida Reis, Rogério Faria Tavares, Márcia Cruz, Eduardo Kattah e Gustavo Abreu.