Convenção Nacional do PSDB: Grande Vitória da Unidade do Partido
Tucanos de todo o país reuniram-se, neste sábado, dia 28, em Brasília, na eleição do novo diretório nacional do PSDB, dos Secretariados da Juventude e da Mulher e do Instituto Teotonio Vilela (ITV). Um grande encontro de lideranças jovens, mulheres e militantes de vários estados marcou a reeleição à presidência do deputado federal, Sérgio Guerra. O deputado mineiro Rodrigo de Castro foi reconduzido ao cargo de secretário-geral do partido. O ex-governador José Serra (SP) assumirá a presidência do Conselho Político do PSDB, criado durante a 10ª Comissão Executiva Nacional. Presidente do PSDB por duas vezes, o ex-senador Tasso Jereissati (CE), retorna aos quadros do partido na presidência do ITV.
Durante toda a manhã, as principais lideranças tucanas, entre elas governadores, deputados federais e estaduais, senadores, além de delegados e militantes de todo o país discutiram os novos desafios do PSDB para os próximos anos. A chapa única recebeu 277 votos favoráveis, sete contrários e seis abstenções. Também foi eleito neste sábado, o novo presidente da Juventude do PSDB, Marcello Richa. A presidente do PSDB Mulher, Thelma de Oliveira, foi reconduzida ao cargo.
O presidente Sérgio Guerra, acompanhado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do senador Aécio Neves, do ex-governador José Serra, dos governadores de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e de São Paulo, Geraldo Alckmin, foram recebidos com muitos aplausos dos militantes tucanos, no início da tarde, no Centro de Convenções Brasil 21.
Em seu discurso para milhares de militantes, delegados e lideranças políticas, Sérgio Guerra anunciou os nomes do novo diretório nacional, dos presidentes do ITV e do novo Conselho Político. Ele também anunciou a criação de uma secretaria especializada de segurança pública e de um grupo de trabalho para a diversidade. O presidente reeleito do PSDB destacou a importância da renovação do partido e da ampliação do diálogo entre todos os seus membros.
“Temos que renovar o PSDB. Abrir o partido a muitos que não estão nele. Àqueles que esperam de nós muito mais do que fazemos, a quem espera nossa coerência e o nosso exemplo. Abrir o partido todo para que todos possam falar e todos sejam ouvidos. Dar às mulheres e à juventude o espaço que eles precisam e é indispensável que tenham”, afirmou Guerra.