segunda-feira, 22 de março de 2010

Empresas receberão financiamento para pesquisas em design




A Fapemig vai financiar seis projetos de inovação na área de design. Eles foram aprovados no Edital 19/09, "Design nas Empresas", que contempla empresas mineiras associadas a instituições de ensino e pesquisa localizadas no Estado. Serão R$ 258 mil ao todo, destinados a fim de inserir profissionais graduados em design nas equipes de projetos de pesquisa, estimular a cultura do design como inovação, bem como o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços inovadores, permitindo melhoria da competitividade. Foram 23 propostas recebidas, de diversas regiões do estado. Entre os aprovados, estão projetos de pesquisa na área de energia e reciclagem de resíduos sólidos.



Os projetos recebidos foram avaliados por especialistas que levaram em consideração critérios como mérito, possibilidade de geração de produtos ou processos inéditos, infraestrutura disponível para pesquisa e currículo dos pesquisadores envolvidos. Segundo previsto no edital, as empresas proponentes garantem contrapartida de no mínimo 10% do valor do projeto.








Design em Minas Gerais

O design é um setor valorizado em Minas Gerais. Além do Centro Minas Design, uma série de ações são realizadas com o objetivo de fomentarem a atividade no Estado. Um exemplo é a incubadora de design da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), primeira do segmento no Estado. Ela presta serviços em todas as áreas do design para atender às demandas das micro e pequenas empresas (MPEs), viabilizando técnica e economicamente a inserção de novos produtos no mercado.

Uma incubadora é como um útero materno. Lá dentro, empresas recém-criadas encontram todas as condições para se desenvolver até estarem suficientemente fortes para entrar no mercado. As incubadoras minimizam as dificuldades dos empresários no início dos seus trabalhos, pois, para quem ainda está começando, despesas com água, luz, telefone, mobiliário e equipamentos podem significar desistir no meio do caminho. Em Minas Gerais, principalmente, são muito conhecidas as incubadoras de base tecnológica, que hospedam empresas do ramo de tecnologia da informação e biotecnologia.



A incubadora de design, que tem apoio da Fapemig, é voltada aos estudantes do último ano do curso de Design e recém-formados da universidade. Ela foi criada a partir do convênio celebrado entre a Escola de Design da UEMG, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Programa de Inovação Tecnológica no Parque Industrial Mineiro.



Mais informações: ci@fapemig.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário