quinta-feira, 18 de março de 2010

Parceria do Governo de Minas promove encontro sobre mudanças climáticas



O vice-governador Antonio Anastasia presidiu, na tarde desta quinta-feira (18), a reunião de lançamento da 15ª Sessão da Comissão de Agrometeorologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para o clima e água, criada em 1950, que reúne representantes de mais de 100 países. Pela primeira vez, a Sessão da Comissão de Agrometeorologia será realizada na América Latina. “Mentes brilhantes certamente aqui estarão para mostrar com seu tirocínio, com sua inteligência e com suas luzes qual o futuro do nosso planeta e, portanto, de nossas vidas”, afirmou o vice-governador.



“A universidade, a academia, os institutos de pesquisa que vão definir o padrão do clima. Nós todos, cidadãos, percebemos que há uma mudança do clima no mundo; o regime das chuvas mudou, já houve uma modificação da temperatura e é claro que quem entende disso são as universidades. E nós temos aqui, felizmente, no Brasil e em Minas, um grande centro de excelência que é a universidade de Viçosa que tem condições de colaborar de modo muito efetivo no debate, na discussão e na identificação de soluções para as questões decorrentes dessa mudança climática que nos afeta a todos”, ressaltou Anastasia.







O trabalho da OMM em Minas Gerais, fruto de parceria do Governo de Minas com a OMM, a Universidade Federal de Viçosa e o Instituto Nacional de Meteorologia, serão realizados em julho, no Minascentro, capital. De 12 a 14 de julho, acontece o Workshop Internacional sobre a Crise da Sobrevivência dos Produtores Rurais: Serviços de Clima e Tempo, para, em seguida, de 15 a 21, ocorrer a 15ª Sessão da Comissão de Agrometeorologia.



O diretor da OMM, M.V.K.Sivakumar, lembrou que as mudanças climáticas não conhecem fronteiras. De acordo com ele, representantes de mais de 80 países já confirmaram presença na 15ª Sessão da Comissão de Agrometeorologia. Destacou que são países que se preocupam em buscar suporte técnico e científico para políticas agrícolas que ajudem a reduzir os danos causados por eventos climáticos adversos.



Participaram ainda da solenidade, os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, e de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho; o reitor da Universidade Federal de Viçosa, Luiz Cláudio Costa, entre outras autoridades e dirigentes de organizações da sociedade civil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário