segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Entrevista do vice-governador professor Antonio Anastasia

Local: Hall do Mineirão - Belo Horizonte

Data: 25.01.10

Evento: Ordem de serviço para início das obras de modernização do estádio Mineirão







As viagens que o senhor vai fazer amanhã com o governador; é um ponto de partida da campanha?




Não. Já fizemos várias viagens ao longo desses últimos anos e amanhã vamos continuar fazendo. Nós vamos a Capelinha, inaugurar o Aeroporto, a Caratinga, inaugurar o hospital; como eu disse há pouco, nós temos obras, felizmente, em todo o Estado; e o governador como deixa o cargo no final de março, é natural que ele queira inaugurar o maior número de obras possível, que são obras realizadas no seu governo. Então, vou acompanhá-lo, como vice-governador, e também como coordenador do Estado para Resultados, que acompanhei essas obras, para verificarmos não só essa entrega mas também novas reivindicações que naturalmente surgirão das lideranças políticas, comunitárias, das cidades a serem visitadas.




Isso vai ser constante?




Vai ser. O governador já anunciou várias viagens; estamos montando a agenda, já temos várias outras marcadas ainda esta semana também.





O PSDB tem criticado muito o presidente Lula pelo fato de ele estar viajando para inaugurar obras, fazendo vistorias, enfim, ao lado da pré-candidata Dilma Roussef. O senhor não acha que essa pode ser uma crítica também dos adversários políticos do senhor por conta desse anúncio de 30 viagens?




As situações me parecem diferente. O que o PSDB nacional tem criticado é o tom de comício eleitoral feito em eventos federais. Nos eventos realizados em Minas, vocês são testemunhas disso, não há clima de anúncio de comício, de prévia eleitoral. São viagens administrativas; uma prestação de contas daquilo que foi realizado. Então eu acho que os ambientes são bem distintos.




O senhor preside o Núcleo da Copa, como vai ser o acompanhamento dessas obras?




O acompanhamento é intensivo, como, aliás, temos feito ao longo das outras obras do Estado. Como se trata de uma obra que tem um prazo determinado pela Fifa e um caderno muito rígido, nós constituímos uma equipe sólida, técnica, para fazer o acompanhamento; é um grupo maior que envolve também ações da Prefeitura de Belo Horizonte e nós estamos realizando esse acompanhamento, a par e passo, ou seja, dia a dia. Eu acredito que estamos no prazo, estamos então por enquanto tranqüilos, e satisfeitos com os resultados obtidos até agora.




Está se aproximando o prazo da definição dos candidatos, como o senhor está; está animado para essa possível, eventual candidatura?




Tem que aguardar. Naturalmente, como dizia no ano passado, já houve uma evolução dos fatos; a decisão do governador, de sua candidatura ao Senado; a sugestão do meu nome publicamente, pelo próprio partido, mas as definições, volto a dizer, até em respeito a legislação , só vão se dar mais adiante. O que nós temos um compromisso muito forte agora é realizar essa obra administrativa e quando o governador deixar o Governo, agora, no final do mês de março, início de abril, eu o sucedendo, de acordo com a norma constitucional dar prosseguimento de maneira muito tranqüila ao mandato. Estou sempre otimista, como aliás é minha característica e muito animado com as perspectivas de Minas Gerais que felizmente é um Estado que vem andando muito bem ao longo dos últimos sete anos.




E as pesquisas, o governador disse que está animado...




Claro, no momento em que meu nome é lembrado, ainda que não seja candidato declarado, e vem subindo ao longo das outras pesquisas e essa já chegou a 17% é natural que é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito e é claro um conhecimento maior também que vai sendo adquirido.




Agora, vocês vão fazer umas 30 viagens até a saída do governador?




O governador, como eu disse, como ele deixa o Governo no final de março, início de abril, ele quer fazer inauguração de centenas de obras que nós realizamos ao longo desse tempo. Então, é natural que isso ocorra. Eu vou acompanhá-lo em muitas dessas para que o governador colha os frutos dessas belas inaugurações que vem realizando ao longo desses últimos sete anos. São muitas obras, amanhã mesmo, em Capelinha e Caratinga; na quinta-feira já estaremos novamente no interior do Estado para novas inaugurações; sexta-feira, Jequitinhonha e Claudio; semana que vem iremos ao Triângulo Mineiro e depois Zona da Mata já estão marcadas.




E o senhor muda quando para a Cidade Administrativa?




Juntamente com o governador, na data da mudança oficial. Vai o governador, o vice-governador a Secretaria de Governo e a de Planejamento, num primeiro momento. A data vai ser definida pelo governador, aparentemente, nessa próxima visita que ele fará lá, ainda nessa semana. Mas a data exata ainda não está definida.




O senhor é o presidente do Comitê Gestor da Copa. Já dá para vislumbrar mesmo o conjunto de obras acontecendo?




Já dá para vislumbrar porque as obras já começaram. A obra do Independência e da Arena do Jacaré já estão em franco andamento; aqui no Mineirão, se iniciam agora; nós estamos dentro do cronograma, muito satisfeitos com o que vem acontecendo. Então, nós estamos otimistas, seguindo aquilo que foi planejado no início, ou seja, Belo Horizonte terá, certamente, o mais belo, o mais preparado e o mais eficiente estádio para receber a Copa do Mundo em 2014.




É o pontapé inicial para a modernização do Mineirão. Estamos preparados?




Muito preparados, muito otimistas, com um planejamento muito firme, acreditamos que nós estamos cumprindo totalmente o Caderno de Encargos e teremos, certamente, um estádio muito bem preparado, apto a receber, como disse o governador Aécio, a abertura da Copa do Mundo.




Camarote; teremos arquibancadas chegando até o gramado, então vai ser no estilo europeu mesmo?




Estilo europeu. O escritório do arquiteto Gustavo Penna fez uma obra belíssima, um belo projeto, e tenho certeza que o Mineirão não ficará a dever. Ao contrário, ficará em pé de igualdade com os melhores estádios do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário