quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Inaugurado no Hospital João XXIII novo CTI de queimados








O novo Centro de Terapia Intensiva, da Unidade de Tratamento de Queimados, do Hospital João XXIII foi inaugurado nesta quarta-feira (27). A unidade leva o nome “Professor Ivo Pitanguy”, homenagem ao cirurgião considerado referência internacional no tratamento de pacientes queimados. O cirurgião plástico mineiro participou da inauguração, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, e do presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Antônio Carlos de Barros Martins.




Ivo Pitanguy visitou todas as alas e se emocionou ao citar a homenagem, lembrando sua trajetória e a evolução desse tratamento ao longo dos anos, principalmente no setor público. “Não se pode tratar um queimado sem aparelhagem e apoio apropriados. Afinal, a reabilitação deste paciente começa quando ele chega a um hospital e recebe o tratamento adequado. Fico orgulhoso quando vejo que aqui existe uma qualidade técnica e magníficas instalações. Não conheço outro centro melhor em toda a América Latina”, avaliou.




O secretário Marcus Pestana realizou a última solenidade de sua gestão, já que entrega o cargo ao seu sucessor nesta quinta-feira (28). Pestana relembrou como era o Hospital João XXIII no início de sua gestão, há sete anos, e como ele está completamente mudado hoje. “O Governo de Minas teve a iniciativa de promover a maior revitalização na história deste hospital, com um investimento total de R$ 44 milhões, em duas etapas. Isto porque reconhecemos o valor do João XXIII dentro do cenário da saúde, com um corpo clínico e profissional dedicado a atender nossa população. Assim, fizemos de tudo para oferecer, cada vez mais, qualidade de vida e cidadania a todos os mineiros”, disse.



O presidente da Fhemig e ex-diretor do Hospital João XXII, Antônio Carlos de Barros Martins, reconheceu que “não é fácil fazer obras num hospital desse porte sem diminuir o fluxo de atendimento à população em nenhum momento. Mas hoje celebramos mais uma etapa vencida, com o envolvimento de todos”. O presidente da Fhemig anunciou ainda que a segunda etapa de obras estará completamente concluída em outubro deste ano, incluindo a construção do heliponto.



As novas instalações do Centro de Terapia Intensiva da Unidade de Tratamento de Queimados “Professor Ivo Pitanguy” foram apresentadas pelo Chefe da Cirurgia Plástica da Rede Fhemig, Carlos Eduardo Leão. “Tudo o que foi solicitado por nós, profissionais, para realizar um serviço de altíssimo nível, nos foi atendido. Quem ganha com isso somos todos nós, mas principalmente a população mineira, que receberá um tratamento incomparável”.



A inauguração foi prestigiada por autoridades da medicina mineira, como o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sebastião Nelson Guerra, que trabalhou por 18 anos no Hospital João XXIII. “Tenho satisfação em ver como tudo mudou por aqui. Estamos evoluindo consideravelmente no tratamento de queimados”, disse. Também estiveram o presidente e o presentes secretário-geral da Academia Mineira de Medicina, Gilberto Peixoto e Cristobaldo Mota de Almeida.



O novo Centro de Terapia Intensiva da UTQ



O Centro de Terapia Intensiva da Unidade de Tratamento de Queimados Professor Ivo Pitanguy funciona no 9º andar do Hospital João XXIII, foi totalmente reestruturado e conta com dez leitos de tratamento intensivo e um bloco cirúrgico, com duas salas de cirurgia e sala de recuperação anestésica com total infraestrutura. Todos os setores são equipados com aparelhagem de última geração para o mais moderno tratamento cirúrgico do paciente queimado. Também foi entregue o 10º andar, onde irá funcionar o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Hospital.



As obras fazem parte da 2ª etapa de revitalização do hospital. Ainda este ano serão executadas a construção de um heliponto e serão reformados o 1º, 4º, 5º e 6º andares, o subsolo, e, ainda, os elevadores. Nesta etapa a previsão é de que sejam investidos R$ 17 milhões.



Unidade de Tratamento de Queimados “Professor Ivo Pitanguy”



Em dezembro de 2007, foi inaugurada a revitalização da Unidade de Tratamento de Queimados Prof. Ivo Pitanguy, no 8º andar, com 24 leitos. A unidade foi adequada às exigências da Vigilância Sanitária, permitindo a redução das infecções, além de aumentar a rotatividade dos leitos e, consequentemente, a diminuição do tempo de internação. Hoje, as enfermarias contam com modernas camas elétricas que proporcionam mais conforto e segurança aos pacientes. Os banheiros foram adaptados seguindo as normas da Vigilância Sanitária. Atualmente, a unidade atende, diariamente, cerca de 100 pessoas, entre novos doentes, pacientes já internados e retornos.



Banco de Pele



Numa ação conjunta com o Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio), do Hemominas, e MG Transplantes, a Fhemig disponibiliza no Centro de Terapia Intensiva da Unidade de Tratamento de Queimados Prof. Ivo Pitanguy um espaço para o seu Banco de Pele. Totalmente equipado dentro das normas da Anvisa, o Banco de Pele fará cumprir no prazo de um ano a Validação de Metodologia de Processamento Cutâneo, fase inicial e obrigatória em toda a implantação de um Banco de Pele para, após esse período, estar credenciada a fornecer pele humana com finalidade terapêutica. Atualmente, a pele homóloga, preparada para uso, é procedente de Porto Alegre, num convênio entre a Fhemig e o Complexo Santa Casa da capital gaúcha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário