segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Design será destaque em Belo Horizonte na 4ª edição do Embala Minas 2010









Minas Gerais começa a se configurar como um dos fortes estados onde a inovação é pensada por meio do design. Isso pode ser notado nas ações do Centro Minas Design (CMD) que, em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), vai apresentar uma nova atração na 4ª edição da Embala Minas 2010, a Minas Pack Design, entre os dias 6 e 9 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte.



O novo espaço, no maior evento de embalagens do Estado e um dos maiores do país, na Feira Internacional de Embalagens e Processos, busca valorizar o design como a ferramenta tecnológica. A Embala Minas vai funcionar como um centro de inteligência em embalagens, no qual profissionais da área vão desenvolver soluções para os inúmeros segmentos do setor, sejam eles alimentícios, cosméticos e médico hospitalar.



Além disso, a Minas Pack Design vai reunir designers, clientes e o meio acadêmico para discutir saídas e estratégias para os embargos do design de embalagem, tendo em vista o aumento do consumo, principalmente da demanda por invólucros ecologicamente corretos e a melhoria das embalagens das pequenas empresas, que utilizam como recurso formas genéricas, sem atrativos e de pouco valor agregado. Os visitantes ainda poderão participar de palestras e oficinas da área com discussões afins.



A participação do CMD é uma forma de dar conhecimento ao público em geral do projeto Laboratórios Integrados de Design em Tecnologia de Embalagem, que vão integrar e atender as necessidades do Estado, no que se refere à introdução da inovação no setor produtivo e à capacitação de massa crítica para o segmento, que é de grande importância econômica para Minas Gerais.



Os laboratórios serão instalados no Parque Tecnológico BH-TEC, o qual visa aproximar a pesquisa científica da indústria mineira e a criação de um ambiente tecnologicamente ajustado para a procura de resoluções inventivas, para agregação de tecnologia de ponta em testes e certificação de conformidade.



Segundo a diretora do CMD, Enil Brescia, quando o quesito é embalagem, o design deve estar sempre presente. Uma embalagem com um design bem planejado consegue apresentar as qualidades do produto de forma mais ágil e atrativa ao consumidor. “O intuito do Centro em participar deste evento é apresentar a proposta inovadora do Governo de Minas Gerais que são os laboratórios, onde serão desenvolvidas pesquisas de materiais e processos, além de novas tecnologias. Será um local para atrair novos empreendimentos ao Estado, com profissionais capacitados, com a elaboração de embalagens que atendam as demandas tecnológicas e ecológicas do mercado globalizado”, declarou.



A Embala Minas conta com 400 expositores de diferentes estados brasileiros, que vão apresentar as novidades do setor, explorando o potencial para as áreas de embalagens e processos. Outras seções que estarão presentes no evento são da indústria plástica, química, farmacêutica, bebidas, entre outros. O evento vai estar aberto para visitação de 6 a 9 de abril, das 16h às 22h. O Expominas fica na avenida Amazonas, 4000, bairro Gameleira, na capital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário