quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Anastasia cumpre agenda oficial no Espaço Minas Gerais









O governador em exercício Antonio Anastasia participou nesta quarta-feira (30), no Espaço Minas Gerais, em São Paulo, de encontros com profissionais de turismo, interessados em conhecer os atrativos turísticos das cidades mineiras. Ao lado da secretária de Turismo, Érica Drumond, Anastasia abriu o 1º Workshop de Capacitação para Operadores e Agentes de Viagem de São Paulo, oferecido pelo Espaço.



Em seu pronunciamento, o governador destacou os investimentos que estão sendo realizados pelo Governo de Minas em infraestrutura, o que facilita o acesso e a atração de turistas para o Estado.



“Estamos trabalhando de maneira vigorosa para garantir boas estradas, aeroportos e para capacitar a nossa rede hoteleira. Além disso, o Governo de Minas tem projetos estruturadores que têm importante repercussão no turismo, como o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, que vai oferecer, a partir do próximo ano, inúmeras atrações. Além disso, estamos transformando Belo Horizonte num grande destino do turismo de negócios”, afirmou.



Anastasia também ressaltou os investimentos realizados nos últimos anos no interior do Estado, garantindo mais atrativos para os turistas que visitam o Estado.



“Estamos, por exemplo, recuperando a Linha Lund, com as cavernas, na região de Cordisburgo, e as estâncias hidrominerais. Sem falar nas cidades históricas mineiras que concentram 60% do patrimônio histórico tombado do Brasil. Estamos restaurando o que durante muitas décadas ficou esquecido”, destacou.



Workshop



O curso para agentes e operadores do turismo de São Paulo tem como objetivo apresentar os principais produtos turísticos de Minas Gerais trabalhados no Programa Minas de Ouro. Por meio desse programa são divulgados produtos mineiros nos catálogos das grandes operadoras de turismo de forma competitiva e permanente. Entre 2007 e 2008, foram investidos R$ 600 mil na capacitação de agentes de viagens, treinamento de operadores e ações de promoção e divulgação.



A secretária Érica Drumond explicou que será oferecido, regularmente, no Espaço Minas Gerais, treinamento para os agentes e operadores. “A nossa meta é capacitar 1,2 mil agentes por ano. Teremos aqui uma vivência dos atrativos turísticos de Minas Gerais. Queremos aproveitar a agenda de desenvolvimento econômico que São Paulo tem para levar eventos também para Minas”, destacou.



Após o workshop, Anastasia também se reuniu, com representantes do segmento de turismo de negócios e eventos de São Paulo e Minas Gerais. O governador em exercício visitou ainda a Exposição de Calçados, Bolsas e Acessórios Mineiros, promovida pelo Sindicalçados e Sindibolsas, e assistiu a uma apresentação de dança e música barroca francesa, feita por artistas mineiros responsáveis pela realização do II Festival de Música Barroca, que acontece entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro.



A apresentação foi realizada no hall de entrada do Espaço Minas Gerais, que é totalmente revestido em folhas de ouro, simbolizando a riqueza do barroco mineiro.



Helibras



Ainda durante a visita, Anastasia se reuniu com o presidente da Helibras, Eduardo Maçon, o presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcury, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Sérgio Barroso. Durante o encontro foram acertados novos detalhes sobre o investimento que está sendo realizado pela Helibras na expansão da sua fábrica na cidade de Itajubá, no Sul de Minas.



A Helibras é a única fabricante de helicópteros da América Latina, que monta e vende aeronaves da linha francesa Eurocopter no Brasil. O Governo de Minas detém 25% do capital votante da Helibras, por meio da MGI Participações. A Eurocopter tem 45% das ações e 30% são do grupo financeiro Bueninvest.



Turismo de Negócios



Na programação do evento, um encontro reuniu o governador em exercício, Antonio Anastasia, e a secretária de Turismo Érica Drumond com representantes do segmento de Turismo de Negócios e Eventos de São Paulo e Minas Gerais, entre eles, os Conventions que fazem parte do Projeto Estruturador Turismo de Negócios (BH, Ouro Preto, Araxá, Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba), o diretor da Reed Exhibitions Alcântara, Eduardo Sanovicz, e a diretora de Turismo da cidade de São Paulo (SPTuris), Luciana Leite.



Foram apresentados os principais atrativos e os centros do Estado para a realização de feiras e eventos, abrindo uma série de discussões e possibilidades de parcerias e intercâmbio entre São Paulo e Minas Gerais. A reunião também destacou a importância do fortalecimento do turismo em Belo Horizonte. Como forma de instigar, sensibilizar e estimular todos os setores envolvidos foi apresentada por Roberto Noronha Filho, presidente da Belo Horizonte Convention & Bureau, a campanha ‘BH Espera Por Você’, que visa à ocupação hoteleira e à ampliação do turismo na cidade, principalmente, nos meses de janeiro e fevereiro. Os públicos-alvos da iniciativa são os próprios belohorizontinos, os moradores do interior do estado e, também outros mercados emissores.




Espaço Minas Gerais


O Espaço Minas Gerais em São Paulo foi inaugurado pelo governador Aécio Neves, no dia 14 de setembro. Instalado em um casarão da década de 30, na rua Minas Gerais, esquina com avenida Paulista, é um centro de referência para empresas e executivos do país e do exterior, agentes e operadores de viagens, com ações voltadas ao desenvolvimento econômico e turístico de Minas Gerais.



Durante a inauguração, a Secretaria de Estado de Turismo, Instituto Estrada Real, Sebrae e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) assinaram o termo de compromisso que marca o início da segunda fase do programa Minas de Ouro.



Nessa segunda fase, será feita a estruturação e comercialização de produtos turísticos mineiros, a capacitação da rede de fornecedores mineiros e a realização de encontros de negócios, além da permanente capacitação dos agentes de viagens e operadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário