terça-feira, 4 de agosto de 2009

Anastasia entrega obras do Aeroporto Regional de Valadares


Com investimentos de R$ 20 milhões do Governo de Minas, foram inauguradas pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia, nessa segunda-feira (3), as obras de reforma do Aeroporto Regional de Governador Valadares, região do Rio Doce. A parceria entre o Estado, municípios, parlamentares, sociedade civil e governo federal - que contribuiu com R$ 3,5 milhões para as obras - foi enaltecida pelos participantes da solenidade, entre eles, o subsecretário de Estado de Obras, Bonifácio Mourão, e a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa. Eles consideram que as parcerias são fundamentais para o desenvolvimento do município, do Vale do Rio Doce, de Minas Gerais e do Brasil.

Os recursos aplicados pelo Tesouro estadual, conforme afirmou o vice-governador, compõem "um esforço que significa que acreditamos no potencial econômico da região do Rio Doce e o pólo de Governador Valadares". Anastasia explicou que as obras fazem parte do programa Proaero, que destina recursos para a revitalização de vários aeroportos mineiros com o objetivo de incrementar a infraestrutura nos municípios, permitindo maior conforto aos usuários e aumentar a atratividade de empresas, gerando empregos de qualidade e renda. "Temos condições de ampliar a demanda, que já existe", ressaltou.

O vice-governador lembrou que o Proaero é um entre mais de 50 projetos implantados pelo Governo de Minas para dotar o Estado da infraestrutura necessária ao desenvolvimento. São obras e ações de intervenção física e social, como a construção de estradas e revitalização de aeroportos; de educação, com reformas e ampliações de escolas; de saúde, como a construção de 1.900 unidades básicas de saúde; de saneamento básico; de implantação de centros tecnológicos, para a inclusão digital; telefonia móvel; reforço em equipamentos e no efetivo das polícias, para aumentar a segurança, entre outras.

Em Governador Valadares, das diversas ações implementadas, Anastasia destacou duas. A primeira é o programa Travessia, por meio do qual está em construção um complexo esportivo para uso de jovens e da comunidade, na antiga escola Polivalente. "É uma obra social, de inclusão social de grande repercussão", avaliou o vice-governador. O outro programa citado é o Poupança Jovem, "que aposta nos jovens das escolas públicas, destinando recursos para estimulá-los a estudar e oferecer a eles o rumo da cidadania". De acordo com ele, no ano que vem, mais oito mil jovens serão incluídos no Poupança Jovem em Governador Valadares.

Anastasia também ouviu reivindicações, o que considerou natural, já que as demandas ao poder público são crescentes. Além de reafirmar os compromissos já assumidos, também garantiu que o Governo de Minas vai se esforçar para levar o gasoduto até Governador Valadares e fará o possível para que o governo federal estenda a duplicação da BR 381 até o município, conforme solicitação das autoridades presentes.

"Vamos trabalhar em conjunto para melhorar ainda mais as condições de infraestrutura física e social de Governador Valadares e região, para termos condições de atrair mais empresas, mais empregos e renda", conclamou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário