sexta-feira, 31 de julho de 2009

Vice-governador reafirma compromissos do Estado


Transcrição da entrevista do vice-governador Antonio Anastasia após a reunião com a diretoria do Fecomércio BELO HORIZONTE (30/07/09) – Embora ainda seja necessário manter cautela frente às dificuldades econômicas, os principais compromissos do Governo de Minas serão mantidos em 2010, conforme esclareceu, na manhã desta quinta-feira (30), o vice-governador Antonio Augusto Anastasia, em reunião com a diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio).


“Nosso primeiro compromisso é não atrasar o pagamento dos servidores e pagar a gratificação natalina até o dia 10 de dezembro de cada ano”, garantiu, lembrando o efeito positivo que essas medidas têm sobre o comércio. Anastasia também ressaltou que o Governo “continuará investindo naquilo que é uma responsabilidade fundamental do poder público, a infra-estrutura”. Conforme explicou aos empresários, a infra-estrutura a qual se referia vai além das obras rodoviárias, pois inclui saneamento básico, construção de postos de saúde, reformas e ampliações de escolas, construção de postos policiais e instalações de assistência social, ou seja, a infra-estrutura social. “Vamos manter esse esforço, o nível desse processo de investimentos”, afirmou o vice-governador.

De acordo com ele, as chamadas medidas anticíclicas, de combate à crise econômica, entre outras, também foram adotadas as de investimentos em obras de infra-estrutura. Porém, destacou, “mais importante do que fazer as obras é pagá-las”, o que vem sendo feito rigorosamente em dia, porque, apesar de ter sido afetado pela crise, que é mundial, o Governo de Minas Gerais foi pego, “felizmente, com a despensa cheia”, permitindo menos sobressaltos neste 2009.

O presidente da Fecomércio, Renato Rossi, lembrou que a instituição representa, atualmente, mais de 350 mil estabelecimentos no Estado, entre micros, pequenas e grandes empresas. “A Fecomércio faz todo o possível para que o desenvolvimento do comércio se torne cada vez mais crescente”, afirmou. Rossi falou, ainda, que é importante aprimorar sempre o trabalho, para que os produtos sejam distribuídos à população de maneira ágil e, assim, o comércio possa cumprir sua função primordial. O vice-governador lembrou que, dos 853 municípios mineiros, 720 têm até 25 mil habitantes. “Dos 350 mil estabelecimentos (filiados à Fecomércio), um número imenso deve estar nesses municípios, que ficaram muitos anos sem obras”, destacou, acrescentando que os investimentos do Governo de Minas alcançam todos os municípios mineiros, o que colabora para o crescimento do movimento do comércio.

Esperança Em seu pronunciamento, Anastasia lembrou que, como a economia de Minas Gerais é voltada para a exportação, “fomos o primeiro estado (brasileiro) a ser afetado e com mais intensidade” pela crise econômica mundial. Os setores de metalurgia, siderurgia e ferro gusa foram os mais atingidos. “Estamos esperançosos de uma retomada”, disse o vice-governador. Segundo informou, já pode ser observada uma reação da produção, mas os preços ainda estão cerca de 30% abaixo dos praticados em 2008.

Por isso, ele voltou a falar em cautela, já que, apesar da expectativa de retomada dos preços ao nível de 2008, no segundo semestre de 2010, “alguns especialistas dizem que isso só ocorrerá em 2011”. Além do mais, lembrou, sendo o 2010 um ano eleitoral, a própria legislação restringe os gastos governamentais. Anastasia concluiu reafirmando que os compromissos do Governo de Minas serão mantidos especialmente porque o êxito da administração em Minas muito se deve à parceria com os municípios, os empresários, o legislativo e os demais setores da sociedade, “com o objetivo de evoluirmos nosso Estado”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário