segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Governador em exercício visita cidade atingida pelas chuvas




Em visita realizada, neste domingo (21), ao município de Munhoz, no Sul de Minas, atingido pelas chuvas no princípio de fevereiro, o governador em exercício Antonio Anastasia afirmou que o Governo do Estado irá liberar recursos para reconstrução da praça principal da cidade e para as pontes atingidas.



Em Munhoz, as chuvas provocaram a elevação dos córregos Bom Jardim e Pedra Vermelha, causando o desalojamento de pessoas e a destruição de parte da infraestrutura urbana. O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), homologou a Situação de Emergência do município.







Visita



“Pude constatar que a situação do município é grave. O Governo do Estado irá fazer as obras de reconstrução dos locais atingidos pelas chuvas em Munhoz. De imediato, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) irá liberar o montante necessário para reconstrução das pontes do município”, disse o governador em exercício.



De acordo com Anastasia, os recursos para a segunda etapa das obras, que compreenderá a reconstrução da praça do centro da cidade, será liberado após análise do laudo técnico que está sendo realizado por uma empresa de engenharia contratada pela prefeitura municipal.



“O prefeito do município estima que serão necessários recursos de cerca de R$ 2 milhões para reconstrução dos locais atingidos. Vamos aguardar o laudo técnico que irá indicar que tipo de obra deve ser realizada na praça central. O que devemos fazer é realizar uma obra definitiva, para que outra tragédia não aconteça no município”, ressaltou.



Com relação às casas destruídas pelas fortes chuvas, Anastasia afirmou que o Governo de Minas vai estudar uma parceria com a prefeitura municipal para que novas casas sejam construídas em locais seguros.



Durante a visita ao município, Anastasia esteve acompanhado do prefeito de Munhoz, Dorival Amancio Froes, do deputado federal Bilac Pinto, dos deputados estaduais Dalmo Ribeiro e Carlos Mosconi, do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Sebastião Navarro, de representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), além de prefeitos mineiros e de municípios do estado de São Paulo que fazem divisa com Minas Gerais.



Chuvas em Minas



O Governo de Minas, por meio da Cedec, enviou desde setembro de 2009, cerca de 72 toneladas de alimentos para 242 cidades atingidas pelas chuvas e estiagem em Minas. O balanço das doações da Coordenadoria inclui ainda, 4.685 colchões, 4.565 cobertores, 110 sacos de roupas e 15.910 telhas.



De acordo com o boletim do Centro de Controle de Emergências da Cedec, 115 cidades foram atingidas pelas chuvas desde setembro de 2009, sendo que 56 decretaram situação de emergência. Aproximadamente 769 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas, 10.359 ficaram desalojadas, 1.184 desabrigadas, 18 pessoas morreram e uma está desaparecida em Belo Horizonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário