segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Santo Antônio do Monte faz 134 anos e homenageia Anastasia


Um grande show pirotécnico marcou a comemoração do aniversário de emancipação da terra dos fogos de artifício. “Com seus 134 anos agora comemorados, nós chegamos, portanto, a um momento de aplauso e de reconhecimento, com um balanço muito positivo”. A consideração é do vice-governador Antonio Anastasia que foi homenageado durante Reunião Magna na Câmara Municipal da cidade, nesse domingo (15), com outorga da Comenda Centenário José de Magalhães Pinto. Na ocasião, Anastasia lembrou a luta do município para se emancipar e progredir, até se tornar, atualmente, o segundo maior polo mundial de artifícios pirotécnicos, somente atrás da China. A cidade tem a maior concentração de estabelecimentos do ramo e essa indústria gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos na região.


“Durante esses anos, Santo Antônio do Monte se consolidou, desenvolveu-se e conseguiu, com o foco na indústria dos fogos de artifício, se tornar uma cidade totalmente urbanizada, asfaltada, com gente feliz, praticamente sem desemprego e com boa renda. Isso é muito positivo, porque demonstra, de modo claro, o empenho, o engenho e a grande força do trabalho dos filhos dessa terra”, destacou Anastasia, que também ressaltou sua honra e orgulho pela homenagem recebida no município.

Anastasia foi agraciado, por indicação do prefeito Leonardo Lacerda Camilo, com a comenda criada em homenagem aos 100 anos de nascimento (1909-2009) do ex-governador do Estado, senador e político santoantoniense José de Magalhães Pinto. “Esse homem que aqui nasceu, venceu na vida, assumiu o maior posto do Estado de Minas Gerais e não esqueceu da nossa terra, trazendo para cá a luz elétrica, a água para as comunidades, o Fórum, as estradas asfaltadas e muito mais”, disse o prefeito ao reafirmar a importância do ex-governador para o progresso daquele município. Leonardo Lacerda Camilo ainda ressaltou o crescimento que o Governo de
Aécio Neves, com apoio do vice-governador, vem trazendo aos 853 municípios mineiros. “O nosso Estado cresceu e tem muitas coisas boas pelo futuro. É por isso que o senhor recebe aqui hoje esse presente. Em Santo Antônio do Monte, nós nos apoiamos e seguimos as orientações e os exemplos do Estado”, completou.

A comenda recebida por Anastasia faz menção aos valores políticos e, especialmente, aos trabalhos públicos desenvolvidos em prol do povo mineiro. A escolha do vice-governador se deu em reconhecimento à sua carreira como gestor público, bem como pela contribuição para o fortalecimento da democracia no país, no Estado e em Santo Antônio do Monte. Além da outorga da Comenda Centenário José de Magalhães Pinto a Anastasia, a Medalha Cruz do Monte foi entregue ao médico Wilmar de Oliveira Filho. Na mesma sessão solene, personalidades e cidadãos de destaque, por indicação dos vereadores, receberam Títulos de Cidadania Honorária e de Honra ao Mérito.

Durante a passagem por Santo Antônio do Monte, o vice-governador visitou obras, instalações e recebeu reivindicações dos prefeitos da região. Anastasia conheceu o Centro de Memória Municipal Dr. José Magalhães Pinto, inaugurado em novembro de 2007, onde está protegido o amplo acervo histórico do município, incluindo material sobre o filho ilustre da cidade. O professor também esteve no Centro Turístico e Cultural João Robson de Castro, um prédio que ainda não foi inaugurado e abrigará uma sala multiuso (anfiteatro), com capacidade para 240 lugares, e a Biblioteca Bueno de Rivera. Além disso, Anastasia visitou o hospital municipal de Santo Antônio do Monte, que é referência na região. Desde 2003, o Governo de Minas já aplicou R$ 1,65 milhão no hospital, por meio de convênios com a Fundação Dr. José dos Mares Guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário