segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vice-governador entrega conjunto habitacional em Guanhães


Inauguração de conjunto habitacional em Guanhães



BELO HORIZONTE (14/08/09) – O vice-governador

Antonio Augusto Anastasia inaugurou em Guanhães, região Leste de Minas, na sexta-feira (14), o Conjunto Habitacional Esperança, com 40 casas populares. O Governo de Minas investiu na obra R$ 1 milhão do Fundo Estadual de Habitação. A prefeitura da cidade ficou responsável pela doação do terreno e execução de obras de infraestrutura, como arruamentos, redes de água, energia elétrica e esgoto sanitário. “Hoje são 40 famílias que deixam o pesadelo do aluguel, que deixam de viver de favor e passam a ter suas casas próprias”, disse Anastasia.

Segundo o vice-governador, desde o início do governo Aécio Neves, já foram entregues 324 Conjuntos Habitacionais por toda Minas Gerais e o Estado quer chegar a 400 até o final do ano. “Outros programas habitacionais têm muita propaganda e poucas casas, diferente do Governo de Minas, que realmente entrega muitas residências”, completou.


Os conjuntos habitacionais mineiros fazem parte do Lares Geraes - Habitação Popular, programa que constrói moradias de interesse social destinadas a famílias com renda de até três salários mínimos em todo o Estado. O Lares Geraes é implementado pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG). Na solenidade, o Governo de Minas e a Prefeitura de Guanhães assinaram um protocolo de intenções para a construção de mais um Conjunto Habitacional com 40 casas no município. De acordo com o vice-governador, as casas populares começarão a ser construídas depois que a Prefeitura preparar o terreno que será destinado ao empreendimento.


Beneficiado


Entre os 40 titulares de financiamento das casas populares do Conjunto Habitacional Esperança, 26 são mulheres arrimo de família que receberam pontuação extra no processo de seleção dos mutuários. Esse processo ainda beneficia idosos e portadores de deficiência. O lavrador Dimas Carvalho Lacerda, 62, está aposentado, e é um exemplo. Todos os dias deixa sua casa, em Guanhães, e toma o caminho da roça, que planta à meia com o proprietário da terra. Foi assim que ele criou os cinco filhos, trabalhando muito e pagando aluguel.


Agora Dimas tem um bom motivo para comemorar: ele passou a ser proprietário da casa própria, uma das 40 do Conjunto Habitacional Esperança. Por sua condição de idoso, Dimas teve preferência no processo de seleção dos candidatos à casa própria, ganhando cinco pontos a mais do que tinha direito, se não se enquadrasse nessa categoria. “Vai aliviar o aluguel”, alegra-se o lavrador, que vive ao lado de sua mulher, Maria, e de dois filhos, Ivanildo e Ione.


Dimas planeja, logo que puder mandar “fechar a casa” com um muro – a primeira benfeitoria que vai fazer na nova residência. E garante que a casa é seu lar definitivo: “A prestação eu vou faço questão de pagar direitinho, se Deus quiser”, disse.


Encontro com prefeitos


Em São João Evangelista, o vice-governador Anastasia recebeu o Título de Cidadão Honorário do município que dividiu com toda equipe de governo. “Ninguém faz nada sozinho, ainda mais na administração não-política, porque são atividades que necessitam de um apoio e de um amparo recíproco. Por isso, recebo com muita honra esse Título e o divido com meus colegas, com o governador Aécio Neves, com os secretários de Estado, com os técnicos, com todo corpo administrativo de nosso Estado”, disse.


De acordo com a presidente da Câmara municipal, vereadora Erziléa Soares Santos, “o professor Antonio Anastasia é homenageado pelos grandes serviços prestados ao povo mineiro e à comunidade. Por isso recebe aqui, merecidamente, o nosso reconhecimento”. A proposição do Título ao vice-governador foi feita pelo vereador Vicente Roberto Souto.


Na ocasião, o prefeito do município e presidente da Associação Microrregional de Municípios da Bacia do Suaçuí (Ambas), Hércules José Procópio, entregou ao vice-governador um documento com pedidos de melhorias para o crescimento da região. Em seu pronunciamento, Anastasia incentivou a união das lideranças políticas locais para colocar a Ambas dentro do progresso econômico de Minas Gerais e ressaltou o trabalho conjunto com o Governo de Minas para atrair os resultados. “O primeiro passo é ter a certeza de que a região tem potencialidade e devolver a autoestima a ela. Nós temos de saber com firmeza aonde queremos chegar e os problemas não podem nos abater”, disse Anastasia aos prefeitos presentes.


Honra ao Mérito


Em Peçanha, também no Leste do Estado, o vice-governador recebeu, na Câmara Municipal de Peçanha, o Título de Honra ao Mérito, maior homenagem da Casa a autoridades. Votado com unanimidade pelos vereadores e pelo presidente da Câmara Municipal José Renato Bravieira. Para finalizar a viagem pelo Leste Mineiro, Antonio Anastasia fará uma palestra sobre o Choque de Gestão, nesta sexta-feira (14), no Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (Iseed), em Virginópolis. A aula magna do vice-governador será assistida pelos alunos dos sete cursos da instituição - História, Geografia, Letras, Normal Superior, Matemática, Ciências Biológicas e Educação Física, pelo diretor geral do Iseed, professor Argemiro Afonso Dumont Lessa, pela prefeita de Virginópolis, Márcia Maria Nunes Coelho, e pelo presidente da Câmara Municipal, Alex Batista Coelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário