sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Vice-governador destaca política de segurança pública


BELO HORIZONTE (13/08/09) - O salto de qualidade verificado na área de segurança pública em Minas Gerais, comprovado pela redução sistemática dos índices de criminalidade violenta em todas as regiões do Estado, demonstra a consistência da política implantada no setor, para a qual já foram destinados R$ 23,3 bilhões nos últimos sete anos. “A boa gestão é o sustentáculo sobre o qual se constroem as políticas públicas, no qual a segurança destoa como uma das prioridades mais vigorosas da gestão governamental em nosso Estado”, afirmou o vice-governador Antonio Augusto Anastasia, durante a entrega de mais 276 viaturas para a Polícia Militar, nesta quinta-feira (13), na Academia da PMMG, em Belo Horizonte.


De acordo com o comandante geral da Corporação, coronel Renato Vieira, “o conjunto de órgãos coordenados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) vêm sendo contemplados com recursos sem precedentes na história de Minas Gerais”. Conforme ressaltou o comandante, atualmente a Polícia Militar tem a maior frota de toda a sua história, 9.268 veículos.


O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, lembrou que o papel da Seds é “fomentar e otimizar projetos e ações das instituições que compõem o Sistema de Defesa Social mineiro”. Ele destacou que as novas viaturas, com certeza, vão permitir que a PM incremente seus projetos que visam a dar respostas aos cidadãos. Anastasia explicou que a política de segurança pública desenvolvida pelo Governo de Minas se ampara em um tripé. O primeiro “são os homens e as mulheres que integram as nossas forças policiais, que dão a sustentação básica do seu funcionamento”.


Para tanto os investimentos são voltados para a qualificação e aumento do efetivo. Ao final de 2010, a PM contará com cerca de 50 mil profissionais. “Claro que sabemos que ainda temos necessidade de aumentar mais”, admitiu o vice-governador, acrescentando que, no entanto, “será um passo significativo” a contratação de 10 mil novos policiais militares durante o mandato do governador Aécio Neves. O segundo ponto do tripé “é o mecanismo de ação, a inteligência da metodologia, o processo de integração com a Polícia Civil, o processo de integração com o sistema penitenciário, o novo arcabouço institucional, coroado pela Secretaria de Defesa Social e todos os organismos criados, não só na capital, mas também no interior.


Todos os organismos permitem de fato uma efetividade plena das nossas forças policiais e os indicadores, felizmente positivos, que temos colhido em todo o Estado ao longo dos últimos anos, mercê naturalmente desse esforço integrado, realizado no âmbito da Defesa Social de Minas Gerais”, ressaltou Anastasia. O vice-governador esclareceu que o terceiro ponto, é a questão logística – armamentos, veículos, equipamentos de informática e outros. “Estamos atuando de maneira coordenada, harmônica e firme”, disse Anastasia, referindo-se ao projeto, permanente, de modernização das instituições de segurança pública de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário