segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Vice-governador assina convênios no Campo das Vertentes





O vice-governador Antonio Augusto Anastasia esteve em Conselheiro Lafaiete, na região do Campo das Vertentes, nessa sexta-feira (28), para assinatura de dois convênios na área da saúde, palestra e uma reunião com prefeitos da região na Faculdade de Direito do município. “O Governo Aécio Neves realiza uma revolução na área da saúde, a política pública mais demandada pela sociedade. Aumentamos a eficiência da saúde em Minas Gerais. Cada Real gasto em Minas equivale a três, quatro ou cinco reais em outros estados”, afirmou Anastasia.




Juntamente com o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, e o prefeito José Milton de Carvalho Rocha, Anastasia assinou convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES), órgão gestor do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais e do Fundo Estadual de Saúde, e a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, para construção do novo Pronto Socorro Regional e aquisição de equipamentos para os serviços de urgência e emergência com recursos de R$ 13 milhões do Tesouro do Estado.



O Pronto Socorro irá beneficiar toda a população que compõe a micro Conselheiro Lafaiete, o que representa cerca de 181 mil habitantes em 13 municípios. O Pronto Socorro prestará assistência em regime de atendimento imediato com internação adulta e pediátrica e funcionará 24 horas. Haverá coleta e realização de exames laboratoriais, raio X, ultrassom, eletrocardiograma e tomografia. O prédio terá quatro pavimentos, o que representa no total cerca de 6.800 metros, com 97 leitos, sendo 77 de internação e 20 de internação intensiva (CTI). A previsão é que o Pronto Socorro fique pronto um ano e meio após o início das obras que começarão ainda este ano.




O segundo convênio foi assinado entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES), representada pelo vice-governador e pelo secretário Marcus Pestana, e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paraopeba (Cisap) com repasse de R$ 250 mil do Tesouro do Estado para construção do Centro de Referência de Atendimentos Médicos em Conselheiro Lafaiete.




Hoje o atendimento médico funciona de forma descentralizada no consultório dos médicos credenciados. O Centro de Atendimentos Médicos tem o objetivo de ampliar o atendimento possibilitando a implantação de novas especialidades médicas e ainda a implementação de um laboratório de análises clínicas e o funcionamento da clínica de imagem. Serão beneficiados aproximadamente 260 mil habitantes, moradores dos 16 municípios que integram o Consórcio. São eles: Belo Vale, Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Itaverava, Jeceaba, Lamim, Queluzito, São Brás do Suaçuí, Santana dos Montes, Senhora de Oliveira e Ouro Branco.



As especialidades que serão disponibilizadas no Centro são angiologia, cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, psiquiatria e urologia. Ainda há o intuito de aumentar o número de especialidades, com a inclusão da fisioterapia e reumatologia. Serão também feitos exames de elentroencefalograma, eletrocardiograma, duplex-scan, ultrassom, endoscopia e mamografia.




“O Consórcio sintetiza a união dos municípios em benefício da saúde da população. O Pronto Socorro dará um salto nas áreas de urgência e emergência. Realizamos aqui em Conselheiro Lafaiete o conceito mais raro do Governo Aécio Neves: as parcerias”, disse o secretário de Saúde Marcus Pestana.




Ainda foi assinado um contrato entre o Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel) e o município de Conselheiro Lafaiete para cessão gratuita de uso de sistemas de rádio monocanal e prestação de serviços de manutenção eventual em equipamentos eletrônicos.



Cidadania Lafaietense



Anastasia e Pestana foram homenageados com o Título de Cidadão Honorário de Conselheiro Lafaiete. As cidadanias foram aprovadas pela Mesa da Câmara Municipal e entregues pelo presidente Ivair de Almeida Cerqueira. O vice-governador e o secretário de Estado participaram ainda da 176ª reunião da Associação dos Municípios do Alto do Paraopeba (Amalpa), presidida por Eduardo Sérgio Guimarães.




Fazem parte da Amalpa os municípios de Belo Vale, Brás Pires, Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Itaverava, Jeceaba, Lamim, Ouro Branco, Piranga, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes, São Brás do Suaçuí e Senhora de Oliveira.




Abrindo o segundo semestre letivo da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, Anastasia proferiu aula magna sobre gestão pública no auditório da instituição, convidado pelo diretor Hamilton Junqueira. Participaram também o deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) e os deputados estaduais Lafayette de Andrada (PSDB) e Tiago Ulisses (PV).

O vice-governador ainda participou da solenidade de entrega do 3º Pelotão de

Corpo de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete, ao lado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Gilvam Almeida Sá.





“O Estado de Minas Gerais está fazendo a sua parte. Estamos empenhados em ter recursos expressivos alocados em favor dos municípios. O Choque de Gestão se traduz em realidade no momento em que há uma melhoria dos serviços públicos e as pessoas sentem as obras, as estradas reformadas, os postos de saúde, escolas reformadas, mais segurança pública, ou seja, na melhoria do funcionamento do Estado. Sentimos por toda Minas que há Governo, há investimentos e há Norte”, sintetizou o vice-governador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário