quarta-feira, 1 de julho de 2009

Diálogos da Juventude chega aos centros socioeducativos



Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas dos municípios de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado; Governador Valadares, no Leste de Minas; Juiz de Fora, na Zona da Mata; Montes Claros, no Norte de Minas; Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vão ter a oportunidade do projeto Diálogos da Juventude. O projeto promove encontros para discutir assuntos de interesse dos jovens e é realizado pela
Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej).


Como primeira etapa do processo, funcionários dos centros de medidas socioeducativas, como diretores, dentistas, terapeutas ocupacionais, pedagogos e agentes, participaram nessa terça-feira (30) da capacitação para Multiplicadores do Diálogos da Juventude, em Belo Horizonte.

Para o coordenador Especial da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Roberto Tross, o projeto chega aos centros como uma medida de inclusão e de protagonismo juvenil. “Acredito que o trabalho de reinserção deve ser feito já no cumprimento socioeducativo e o projeto Diálogos da Juventude se apresenta como uma ferramenta importante para ventilar essa concepção da integração e do novo olhar sobre ele, sobre o próximo e sobre o meio em que vive, mesmo estando sob privação de liberdade. Contamos com vocês para replicar entre esses jovens sobre a possibilidade de um mundo melhor”, disse o coordenador aos multipplicadores.

Ele explicou que o próximo passo é preparar os jovens para desenvolverem projetos na área de educação, meio ambiente, prevenção ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo. “A partir de agosto faremos visitas nessas cidades, trabalhando os objetivos do milênio não só com os jovens, mas também com suas famílias e comunidade. Será uma ação conjunta.”, explicou Tross.

A diretora de atendimento do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, Maria Catarina do Carmo, disse que sua unidade já trabalha questões relacionadas com meio ambiente e por isso sua frente de atuação será o sétimo objetivo. “Já adotamos a coleta seletiva e participamos de campanhas ecológicas. A expectativa é conhecer novas ações para desenvolvermos nossos trabalhos”, avaliou a diretora.

Para Debora Veloso Santos, que trabalha na unidade de Montes Claros, os jovens receberão de maneira positiva o projeto. “Eu acredito na ressocialização e acredito que esses temas serão bem aceitos por eles”. O agente do centro de Justinópolis, distrito de Ribeirão das Neves, Wanderley Pereira, completou: “Quanto mais atividades desenvolvermos, maiores serão nossos retornos.”

O PROJETO

O projeto Diálogos da Juventude tem como finalidade estimular a maior participação dos jovens na melhoria de vida de sua comunidade, através de encontros para divulgar e discutir os Oito Objetivos do Milênio: acabar com a fome e a miséria; educação básica e de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhoria da saúde das gestantes; combate a AIDS, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todos trabalhando pelo desenvolvimento.

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, em parceria com o Programa de Voluntários das Nações Unidas, a Rede Mineira da Cidadania e o Centro Juvenil Salesiano. As secretarias
de Estado de Defesa Social (Seds) e a de Educação (SEE), por meio do Peas Juventude, passaram neste ano de 2009 a integrar o projeto.

Em seu primeiro ano, o Diálogos da Juventude capacitou 1.541 jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para 2009, a expectativa é que mais de 2.000 jovens sejam beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário