quarta-feira, 1 de julho de 2009

Anastasia defende em Ituiutaba gestão pública de qualidade


O vice-governador Antonio Augusto Anastasia recebeu o título de Cidadão Honorário de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, em sessão solene realizada pela Câmara Municipal, na noite de sexta-feira (26), no auditório da Biblioteca Vânia Morais Jacob, da Fundação Educacional de Ituiutaba (Feit). Após a homenagem, Anastasia fez uma palestra sobre Inovações em Gestão Pública, na abertura das comemorações dos 40 anos da Feit.


Durante a palestra, a profissionalização da administração pública foi defendida com ênfase pelo vice-governador como fundamental para o desenvolvimento do país, dos estados e municípios brasileiros. O modelo mineiro vem ganhando expressividade até internacional, embora Anastasia, que é professor de Direito Administrativo, considere que ainda há muito a ser feito. Conforme ressaltou, é importante ter uma economia forte, mas somente com a qualidade da administração pública será possível garantir eficácia das políticas públicas.


Para isso, uma das mais importantes atitudes está na mudança de comportamento da população brasileira. “A reforma do Estado brasileiro só ocorrerá quando conseguirmos modificar a nossa cultura, a nossa consciência coletiva em relação à administração pública”, analisou o vice-governador. Em Minas, o processo foi iniciado com o chamado Choque de Gestão, que enxugou a máquina pública, sem prejuízo aos serviços prestados à população, e racionalizou os gastos públicos na busca de maior eficiência.


A partir daí, foi implantado o Programa Estado para Resultados, que tem como principais objetivos o equilíbrio fiscal, a definição e cumprimento de metas, a solidificação das conquistas que devem ser apropriadas pela sociedade e a criação de um ambiente de desenvolvimento e sinergia com o setor privado. O programa propõe integrar um conjunto de ações funcionais e temáticas de forma multisetorial e estratégica. Para essas ações são definidas metas a serem alcançadas, com resultados concretos para a população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário