segunda-feira, 27 de julho de 2009

Comunidade de São Tiago já estréia ginásio poliesportivo


Neste fim de semana, o vice- governador Antonio Augusto Anastasia inaugurou o Ginásio Poliesportivo Rosa Maria Marques de Almeida da Escola Estadual Afonso Pena Júnior, em São Tiago, região do Campo das Vertentes. O equipamento é um complexo para a prática de várias modalidades de esportes e para a realização de eventos culturais. Estudantes, educadores e comunidade participaram da inauguração e já estrearam o novo espaço, que contou com a apresentação da Lira Imaculada Conceição e uma animada partida de futebol de salão.

"A inclusão social se faz em diversos segmentos, mas no seu fundamento está a boa gestão que se consegue para obras como essa", afirmou o vice-governador. Ressaltando a responsabilidade do poder público para o progresso e desenvolvimento das comunidades, Anastasia declarou que "por determinação do
governador Aécio Neves, toda a sua equipe tem trabalhado em todos os segmentos - saúde, educação, estradas, segurança; enfim, em todos os segmentos, aí está o Governo de Minas".

Para o prefeito de São Tiago, Denilson Silva Reis, "os prefeitos em Minas já sofrem a influência positiva da qualidade da gestão pública implantada no Governo do Estado". O deputado estadual Domingos Sávio, presente á solenidade, lembrou que, em São Tiago, já foram inauguradas duas unidades básicas de saúde e uma terceira será entregue em breve, todas "com estrutura de pequenos hospitais".

Homenagem
O nome do Ginásio Poliesportivo é uma homenagem à ex-aluna e ex-professora da E.E. Afonso Pena Júnior, Rosa Maria Marques de Almeida. Dona Rosita, como era conhecida em São Tiago, não media esforços para elevar a qualidade de vida de seus concidadãos. "Era dedicada, batalhadora; lutou pela Apae, creches e muito mais", contou a fiilha Rosângela Marques. "Ter um local para os jovens praticarem esportes, uma atividade saudável, era um sonho da vovó", disse Ricardo, um dos netos. Diversos outros familiares e amigos de dona Rosita compareceram à solenidade de inauguração do complexo.
O novo equipamento dará autonomia à escola para a prática de Educação Física, já que o estabelecimento não contava com local apropriado para isso. Além da prática esportiva em várias modalidades - vôlei, basquete, handebol, futebol de salão e outras - com a entrada independente, durante o fim de semana a comunidade escolar poderá aproveitar da quadra para participar de campeonatos organizados pelo Grêmio Estudantil.

"Agora poderemos participar de campeonatos", explicou o aluno Alefh Pedro Campos, de 16 anos, que cursa o 1º ano do Ensino Médio e gosta de futebol de salão. Conforme destacou, "praticar esporte faz a gente pensar em coisas saudáveis". Também aluno do 1º ano, Marco Túlio Morais Santos, de 15 anos, disse que acha bom aprender outros esportes, mas gosta mesmo é de futebol de salão. "Temos poucas opções na cidade; com o ginásio, teremos uma boa opção de lazer", afirmou.

A escola oferece ensino da 6ª série do Fundamental ao 3º ano do Médio, para 1.160 estudantes de 10 a 17 anos, além de desenvolver os programas de Educação para Jovens Adultos (EJA), Processo Acelerar para Vencer (PAV), de reforço escolar, e Aprofundamento dos Estudos (pré-vestibular). A E.E. Afonso Pena Júnior é referência e também possui quatro turmas no programa Escola em Tempo Integral.

Os investimentos do Governo de Minas na escola são de cerca de R$ 800 mil, destinados a reforma, construção de novas salas e laboratórios e quadras para a prática de esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário