terça-feira, 28 de julho de 2009

Anastasia participa de posse em sindicato de Ipatinga


O vice-governador Antonio Augusto Anastasia participou, na noite dessa segunda-feira (27), da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), gestão 2009/2013, na sede do Ipaminas Esporte Clube, em Ipatinga, Leste de Minas. “Este é um dos maiores sindicatos da América Latina, não só em número de filiados, mas também em expressão econômica e pela pujança de Ipatinga e do Vale do Aço. O Governo do Estado está aqui para prestar seu respeito aos trabalhadores de Ipatinga e da região”, disse Anastasia, que representou o governador Aécio Neves na ocasião.

Foram empossados José Soares Teixeira, como secretário geral; Francisco Cirilo de Melo Filho, como secretário adjunto; Antônio Carlos da Silveira, como secretário de finanças; Gláucio Bicalho Ervilha, como secretário de cultura e comunicação; José Modad Barbosa, como secretário de saúde e assistencial; Abílio Giovane Teixeira Pires, como secretário de assistência previdenciária e jurídico; Paulo Cezar dos Santos, como secretário de políticas sociais; e Antenor Leite, como secretário dos aposentados.

No Conselho Fiscal do Sindipa, tomaram posse José Roberto Magalhães, Vicente de Paula Fernandes e Cleidson Marcos Viana. No Conselho Representante junto à Federação, foram empossados Eduardo Nogueira Leite e Edmilson Domingos de Almeida; e no Conselho Representante junto à Confederação, Jorge Malta e Jair Antônio dos Santos. O Conselho Consultivo passa a ser composto por Flaviano Costa, Genivaldo Silva Santana, Gilberto Martins Ferreira, Ivo José de Oliveira e José Pedro da Silva.

Anastasia assistiu à entrega das carteiras para os novos diretores do sindicato ao lado do prefeito em exercício de Ipatinga, Robson Gomes, do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, do ex-ministro do Trabalho, Antônio Rogério Magri, do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrus Filho, do secretário de Estado Extraordinário para Assuntos de Reforma Agrária, Manoel Costa, do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Clementino Tomáz Vieira, do presidente da Força Sindical de Minas Gerais, Rogério Fernandes, da presidente nacional da Ação da Mulher, Miguelina Vecchio, do deputado federal Ademir Camilo e do presidente do Sindipa, Luiz Carlos de Miranda Faria, reconduzido pela sexta vez ao cargo.

Convênio Sedese e Sine

Durante a solenidade de posse, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrus Filho, e o presidente do Sindipa, Luiz Carlos de Miranda Faria, assinaram a renovação do convênio de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Trabalho, Emprego e Renda, e o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga para integração, operacionalização e manutenção das funções e ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (Spetr), por intermédio da Unidade de Atendimento ao Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Sindipa, em Ipatinga.

O Sine de Ipatinga foi inaugurado em julho de 2004, na sede do Sindipa. O órgão é um importante instrumento de avaliação e monitoramento do mercado de trabalho, qualifica a mão-de-obra e a encaminha às empresas que dela necessitam.

Crise econômica

O ministro Lupi, em seu discurso, falou sobre a crise econômica mundial e a importância de manter-se os empregos. “Chega de demissão. Na hora do lucro, as empresas não dividem os ganhos com os trabalhadores, mas na hora da crise eles são os primeiros afetados. Hoje, as empresas estão tendo que voltar atrás e recontratar”, disse.

Segundo o vice-governador Anastasia, o Governo de Minas se preocupa com a crise e sua provável consequência, o desemprego, porque o emprego é o fator primordial para manutenção da dignidade do trabalhador e da pessoa. De acordo com ele, a crise econômica atingiu de maneira mais virulenta, mais forte a região do Vale do Aço. “Tivemos demissões, mas, aparentemente, agora a crise arrefeceu, diminuiu, já existe um processo de recuperação. Tenho a impressão de que com esse movimento haverá o retorno dos trabalhadores. O Governo do Estado acompanhou todas as tratativas, desde o primeiro momento, com a direção do sindicato e com a direção das empresas, a Usiminas por exemplo, com o objetivo sempre de preservar os empregos”, explicou.

Na opinião do vice-governador, o Brasil tem conseguido se manter durante a crise graças ao seu mercado consumidor interno. “Temos que fortalecer nosso mercado consumidor interno, prestigiando e protegendo o emprego e a renda. A crise está passando e retomaremos o crescimento da economia. Apesar de a economia mineira ser muito baseada na exportação, no ferro e na mineração, vamos sair da crise porque temos o valor do ser humano mineiro, a qualidade da nossa gente. Minas Gerais grita a favor da democracia, que significa trabalho, emprego e renda”, completou Anastasia.

Sindipa

O Sindipa foi fundado em 1º de maio de 1965, conforme a Carta Sindical outorgada na mesma data pelo então ministro de Estado dos Negócios do Trabalho e Previdência Social, Arnaldo Lopes Sussekind, reconhecendo à Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Ipatinga, o direito de transformar-se em Sindicato, conforme o regime instituído pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário