segunda-feira, 6 de julho de 2009

Anastasia abre V Curso de Inverno de Direito Internacional



Agencia Minas



O vice-governador Antonio Augusto Anastasia participou, nesta segunda-feira (6), da abertura do V Curso de Inverno de Direito Internacional – Curso Geral Alain Pellet, promovido pelo Centro de Direito Internacional (Cedin). O evento prossegue até o dia 24 de julho na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Em 2009, a edição é especial em homenagem ao Ano da França no Brasil, fato lembrado por Anastasia em seu pronunciamento. Ele ressaltou que o evento é mais um marco importante nas relações estabelecidas entre os dois países, além das áreas cultural, artística, econômica, de fomento e de cooperação.


Anastasia desejou, em nome do Governo de Minas, boas vindas aos visitantes de todo o Brasil e estrangeiros e ressaltou que o curso, em todas as suas edições, tem trazido a Minas e à capital renomados mestres e importantes professores. O vice-governador ainda fez votos de bom aproveitamento desse aprendizado, que considera de altíssima qualidade. “Todos nós, cada vez estudando mais, contribuímos, cada qual com a sua parte, cada qual na sua esfera, para que as questões internacionais vinculadas à paz, ao meio ambiente, à cooperação entre as nações, ao fomento econômico, ao progresso social, a todas elas, cada dia mais se tornem uma parte da nossa tradição, dos nossos costumes, do nosso cotidiano”, disse.


O objetivo do Curso de Inverno é incentivar e qualificar a reflexão e o debate sobre os mais diversos temas do Direito Internacional e a promoção da inserção do Brasil na tradição dos grandes cursos da área realizados em outras regiões do mundo. Durante as três semanas de atividades, renomados professores das principais Universidades do mundo, bem como embaixadores e representantes da Política Externa Brasileira poderão ser vistos por estudantes e profissionais de todas as áreas.


Entre os palestrantes estão o professor de Direito Internacional da Universidade de Paris X-Nanterre Alain Pellet, da França, que é membro e ex-presidente da Comissão de Direito Internacional das Nações Unidas; o brasileiro Valério de Oliveira Mazzuoli, professor adjunto de Direito Internacional Público da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e Leonardo Nemer Brant, organizador do evento, que é coordenador da Faculdade de Ciências Humanas do Centro Universitário UMA, professor de Direito Internacional da UFMG e da PUC-Minas e presidente do Centro de Direito Internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário