sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Governo de Minas Leva Programa Antitabagismo para Municípios do Interior


O Programa de Cessação do Tabagismo, já incorporado às ações do Governo de Minas de proteção à saúde do servidor, será levado em 2012 a municípios do interior do Estado. A partir do mês de março, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, será a primeira cidade a contar com a equipe preparada para fazer o tratamento dos interessados em abandonar o cigarro. Em maio, o programa irá para Divinópolis e, em agosto, chegará a Sete Lagoas.


De acordo com a assessora médica da Diretoria Central de Perícia Médica, Alba Machado de Sá, coordenadora do programa, além das cidades do interior, a partir de 2 de fevereiro, novos grupos de tratamento serão iniciados também no edifício Maletta, no centro da capital, onde funciona a Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional e, em seguida, em data a ser definida, na Cidade Administrativa de Minas Gerais.




O Programa


Com duração de sete semanas e periodicidade semanal, o projeto-piloto de cessação do tabagismo foi lançado junto aos servidores da Cidade Administrativa em 31 de maio do ano passado, Dia Mundial sem Tabaco, com a realização de uma palestra de sensibilização.


Posteriormente, foram formados os grupos de terapia cognitivo- comportamental com os tabagistas, quando 106 servidores aderiram ao programa, sempre acompanhados de um médico e um psicólogo.


Segundo a médica Alba Machado de Sá, na maioria dos casos é necessário recorrer à medicação para o interessado abandonar a dependência do cigarro. A médica ressalta que a parceria, formada com as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Saúde (SES), entre outras, possibilita o fornecimento do remédio “totalmente gratuito”.

O programa prevê ainda consultas médicas para a avaliação do tabagista e distribuição de material didático informativo. É primordial a presença do participante em todos os encontros.


Pesquisa


O interesse pelo programa com o projeto-piloto na Cidade Administrativa foi medido pela pesquisa aplicada antes de seu início. Dos 439 servidores que responderam à enquete, 53% demonstraram o desejo de deixar o cigarro, mas ainda não haviam decidido quando, e 43% se mostraram prontos a abandonar a dependência. Apenas 4% responderam não querer parar.


Entre os 106 servidores que aderiram ao programa, 81,55% conseguiram parar de fumar. Durante um ano, eles serão acompanhados pela equipe coordenadora do projeto e, apenas depois desse período, poderão ser considerados oficialmente ex-tabagistas. Ainda segundo a avaliação, a iniciativa do programa antitabagismo foi avaliada como “ótima” ou “boa” por 99% dos participantes.


Inscrições


As inscrições para o programa poderão ser realizadas por meio do site da Seplag no link servidor, ou por meio do sítio eletrônico www.planejamento.mg.gov.br/tabagismo.asp


As vagas são limitadas e os primeiros inscritos terão prioridade na participação do programa.


Para a coordenadora Alba Machado de Sá, o programa antitabagismo trará diversos benefícios aos servidores e ao próprio Estado, tanto do ponto de vista da saúde dos servidores quanto do econômico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo ativo é a principal causa de morte evitável no mundo e o passivo, a terceira. Um estudo da Fundação Osvaldo Cruz mostra que o cigarro é responsável por um prejuízo anual de R$ 338 milhões ao sistema público de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário