quinta-feira, 8 de setembro de 2011

GOVERNO DE MINAS FAZ POUPANÇA EM DINHEIRO PARA FAMÍLIA QUE VOLTA A ESTUDAR.

“A poupança do Banco Travessia tem o objetivo de estimular a instrução das pessoas e com mais instrução nós temos mais oportunidades de obter empregos e renda.”






Antonio Anastasia

O Travessia está sendo considerado um programa social ousado, tanto que um dos seus projetos, o Porta a porta, está sendo usado como modelo pelo Governo Federal no combate à miséria. Como está funcionando o Porta a porta, governador?


Antonio Anastasia - Bem, o programa Porta a porta é uma das ações mais importantes do grande Programa Travessia. Na realidade o Programa Travessia é a nossa forma, em Minas Gerais, de melhorar a inclusão social, de combater a miséria, de permitir às pessoas mais qualidade de vida e, em especial, mais renda. E dentro das ações do Programa Travessia nós temos alguns projetos. Entre eles se destaca o Porta a Porta. O Porta a porta significa como o próprio nome diz ir nas casas das pessoas, de porta em porta, indagar quais são as privações para saber quais dificuldades nós temos, na área da renda, na área da instrução, do saneamento, das condições de vida. Então há um grande esforço para o conhecimento pleno, verdadeiro e amplo da realidade das nossas cidades, especialmente daquelas comunidades mais carentes. Estamos realizando esse projeto em algumas cidades de Minas em caráter pioneiro, inicial, já estamos com noves cidades realizadas, chegando a 30 cidades. É um programa muito importante porque vai, na realidade, identificar uma metodologia de ação e por isso mesmo essa metodologia muito efetiva de buscar as pessoas aonde elas estão para saber quais são as suas dificuldades e as suas privações é que tem servido de inspiração, de fato, para outras esferas de governo.


E agora o governo de Minas lança o Banco Travessia. Como é que vai funcionar esse banco, governador?

Antonio Anastasia - Bem, o Porta a Porta identifica quais são as privações. E nesse primeiro esforço nós já conseguimos identificar que cerca de 62% das famílias visitadas no Porta a porta tem privação de educação. E o que é privação de educação? São adultos que não tem escolaridade, são crianças e jovens que deixaram a escola. Então criamos um programa chamado Banco Travessia exatamente com o objetivo de estimular o retorno à escolaridade, a instrução dessas pessoas, que uma vez com a instrução é claro que a sua escolaridade fica mais forte e nós temos mais oportunidades de obter empregos e renda. Desse modo, o que é o Banco Travessia? É, como o próprio nome diz, um banco, um banco virtual, no qual a pessoa recebe uma moeda, também virtual, chamada moeda Travessia. Por cada ação que integra o programa, por exemplo, se matricula na escola, freqüenta regularmente, é aprovado a cada ano, ele vai somando uma poupança em moedas Travessia. Ao final do seu tempo, que é de dois ou três anos, ele vai resgatar os valores dessa sua poupança. É muito importante observar que essa poupança tem uma característica de estímulo às famílias e é um programa por adesão, ou seja, vão entrar as famílias que desejarem. Mas é claro que queremos que todos aqueles que têm essas privações possam participar desse esforço.


Como é que essas famílias vão poder trocar esse dinheiro acumulado, com o que elas vão poder gastar esse dinheiro, governador?

Antonio Anastasia - Esse dinheiro será gasto livremente. Ao final do programa, de dois ou três anos, ele vai converter o que ele tem na poupança em moedas Travessias em reais. Vai levantar o recurso e gastar como achar mais conveniente. O nosso objetivo é sempre estimular a instrução porque além da poupança, o mais importante é que, durante esse período, ele adquiriu também uma escolaridade, uma instrução melhor.

Qual é a expectativa para que esse programa chegue até a maioria dos mineiros que necessitam de assistência no Estado?


Antonio Anastasia - Esse é um programa gradativo, gradual. Nós estamos começando agora nas cidades que tivemos o lançamento, são cerca de 10 municípios. Vamos aumentando. Nem sempre conseguimos fazer um programa universal, ao mesmo tempo para todo o Estado. Mas a nossa pretensão é ao longo do nosso mandato termos o Banco Travessia em praticamente todos os municípios mineiros.

Um comentário:

  1. AJUDEM ESSA MÃE EM DESESPERO! AJUDE-NOS! NÓS VOTAMOS EM VOCÊS E AGORA PRECISAMOS DE AJUDA URGENTE!!! VEJAM A REPORTAGEM, POR FAVOR! http://www.minasacontece.com.br/noticias.asp?act=noticias&act2=ver&id=833

    ResponderExcluir