quarta-feira, 23 de março de 2011


Anastasia Participa da Abertura do Núcleo Inove do Plug Minas



O governador Antonio Anastasia participou, nesta terça-feira (22), da abertura do Núcleo Inove – Jogos Digitais, o mais novo espaço a entrar em atividade no Plug Minas. O Inove qualificará, anualmente, 500 jovens para trabalhar na criação e no desenvolvimento de jogos digitais, um mercado em franca expansão no Brasil e no mundo. Viabilizado por meio da parceria do Estado com a Usiminas e PUC Minas, o Inove é o sétimo núcleo do Plug Minas.



Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância das políticas públicas voltadas para os jovens mineiros e afirmou que o Plug Minas abre as portas para o mercado de trabalho, assegurando aos estudantes um futuro melhor. Criado em 2009, o Plug Minas é um avançado centro de experimentação e formação que está capacitando jovens para entrar no disputado mercado tecnológico e digital.


“Este é um projeto que a gente fica entusiasmado de ver e, a cada vez que eu venho aqui, vejo mais inovações. Sei que muitos alunos do Inove estarão, em breve, nesse mercado profissional digital. Tenho certeza que vocês, pluggers, estão aqui para apresentar a Minas e ao Brasil o resultado desse projeto. O Inove permitirá que os nossos jovens mineiros tenham mais alternativas e mais oportunidades”, afirmou em entrevista.



Atividades Gratuitas



Para participar do Plug Minas é preciso ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado ou ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os interessados passam por um processo seletivo ao final de cada ano, coordenado pela Secretaria da Cultura. O formulário de inscrição pode ser acessado na internet, no endereço www.plugminas.mg.gov.br.



O Plug Minas funciona em um espaço de 67 mil metros quadrados, no bairro Horto, no terreno que abrigou a antiga Febem. Em dois anos, o Governo de Minas investiu R$ 28 milhões em obras de reforma e modernização dos 15 prédios que formam o complexo. No ano passado, 1.900 jovens foram atendidos nos núcleos do Plug Minas. Além disso, mais de 5 mil pessoas participaram de atividades esporádicas como oficinas, workshops e exposições.



Todas as atividades são gratuitas e todos os núcleos são mantidos por parceiros da iniciativa privada. A gestão operacional está a cargo do Instituto Cultural Sérgio Magnani. Atualmente, estão em atividade os núcleos “Valores de Minas”, “Oi Kabum!”, “Empreendedorismo Juvenil”, “Caminhos do Futuro”, “Amigo do Professor”, além do núcleo que cuida da administração do Plug Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário