quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Anastasia Abre Sete Pontos Sobre Hélio Costa e Estaria Eleito em Primeiro Turno



A 13 dias das eleições, o governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) assumiu a liderança na disputa pelo Palácio da Liberdade e estaria reeleito, em primeiro turno, se o pleito fosse hoje. Nova rodada de pesquisa do Instituto EM Data, realizada entre o dia 19 e 21, revela que o tucano tem 40% das intenções de votos – sete pontos percentuais à frente de Hélio Costa (PMDB).




Conforme o novo levantamento, o governador Anastasia passou de 32% em pesquisa feita no fim de agosto para 40% das intenções de voto. Já Hélio Costa, que tinha 39% caiu para 33%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Todos os demais candidatos somaram apenas 2% das intenções de voto. Os únicos que pontuaram foram o deputado federal José Fernando Aparecido Oliveira (PV) e a professora Vanessa Portugal (PSTU), apontados com 1% cada.





Levando-se em conta apenas os votos válidos – excluídos os brancos e nulos –, Anastasia estaria reeleito com 52% dos votos, seguido de Hélio Costa com 43%. Os demais concorrentes somaram 5%. Na pesquisa espontânea, em que não são citados os nomes dos candidatos, Anastasia também aparece como favorito, com 26%, enquanto Costa tem 19%.





A virada no quadro de sucessão no estado pode ser atribuída, segundo o diretor do Instituto EM Data, Adriano Cerqueira, ao aumento do nível de conhecimento de Anastasia, que tem altos índices de aprovação pelo eleitorado. “Aumentou o conhecimento do Anastasia pelo eleitor. A campanha eleitoral está funcionando. A candidatura dele está associada à boa avaliação do governo e do ex-governador Aécio Neves”, afirmou.





Metodologia


O Instituto EM Data ouviu 1,1 mil eleitores de 51 cidades mineiras entre o dia 19 e 21. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 73.763/2010 e recebeu o número 31.374/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento contou com a consultoria técnica da Giga Consultoria Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário