segunda-feira, 5 de abril de 2010

Governador participa das celebrações da Semana Santa




O governador Antonio Anastasia participou, neste domingo (4), do encerramento das celebrações da Semana Santa na praça Melo Viana, no centro histórico de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ao lado de quase três mil pessoas que lotaram a praça para assistir a Missa da Ressurreição, Anastasia recebeu as bênçãos do pároco da Igreja do Rosário, padre Rogério Messias dos Santos, pela caminhada que está iniciando como governador do Estado.



Em seguida, o governador acompanhou a Procissão do Triunfo, que percorreu cerca de dois quilômetros entre a Igreja do Rosário e a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. De acordo com o governador, a religiosidade é uma das principais marcas dos mineiros. Ele disse que as celebrações da Semana Santa fazem parte da cultura e da tradição de Minas.





“Devemos ser o Estado da federação que tem o espírito religioso mais forte. Cada qual, claro, com a sua fé, com a sua crença, com a sua convicção e a Semana Santa é muito representativa em Minas Gerais, não só pela nossa questão religiosa, mas até pela nossa cultura e tradição”, afirmou Anastasia, em entrevista.





Reunião secretariado

Durante a visita a Sabará, o governador anunciou que fará reunião com o conjunto dos secretários de Estado nesta segunda-feira (5), com o objetivo de definir o cronograma de ações e metas estabelecidos para 2010. Ele afirmou que a meta é avançar em relação à última reunião realizada com o secretariado, no dia 25 de março, quando o ex-governador Aécio Neves coordenou o balanço dos programas desenvolvidos entre 2003 e 2009 e apresentou as primeiras metas para este ano.



“Vai ser uma reunião para nós, de fato, aprofundarmos um pouco aquela reunião gerencial que vocês acompanharam na semana retrasada em relação às metas para 2010. Nós vamos passar secretaria por secretaria e perceber qual é o nosso cronograma de ações até o final de 2010, para estabelecermos de maneira muito clara quais são os prazos e as metas”, disse o governador.



Segundo Anastasia, algumas ações já estão bem delineadas. Ele afirmou que a meta fundamental da Secretaria de Estado de Fazenda é manter o crescimento da receita.



“A Secretaria da Fazenda tem esse objetivo: ela tem que manter o aparelho fiscal funcionando corretamente, sem exagero, sem nenhum terror fiscal, o que, aliás, nós nunca fizemos, mas, ao mesmo tempo, apresentando sempre as alternativas necessárias a manter a recuperação fiscal que nós estamos acompanhando desde outubro do ano passado”, disse ele.



Na área da educação, uma das principais metas a serem alcançadas é a expansão do Programa de Ensino Profissional (PEP), que no ano passado atendeu quase 100 mil jovens em todo o Estado. De acordo com Anastasia, o PEP terá uma interligação maior com o Poupança Jovem, outro programa desenvolvido pelo Governo de Minas com o objetivo de contribuir para a formação dos jovens. Através do programa, alunos do ensino médio matriculados em escolas estaduais recebem poupança no valor de R$ 3 mil ao concluírem o curso. O dinheiro visa ajudar o estudante a continuar seus estudos ou abrir o seu próprio negócio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário