quinta-feira, 22 de abril de 2010



Ouro Preto celebra a liberdade em emocionante festa cívica



A histórica cidade de Ouro Preto foi palco de uma emocionante festa cívica, nesta quarta-feira (21 de abril), no encerramento das comemorações da Semana da Inconfidência. Durante a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, a maior comenda do Governo do Estado, Minas prestou homenagem à Liberdade e ao ex-presidente Tancredo Neves.



O governador Antonio Anastasia presidiu a cerimônia, que condecorou 280 personalidades, entre ministros, parlamentares, educadores, artistas e empresários e que foi assistida por mais de duas mil pessoas.


Neste ano, a Praça Tiradentes, um dos principais pontos turísticos da cidade, foi enfeitada com um imenso tapete de serragem, símbolo da manifestação popular do povo ouro-pretano. No centro do tapete estava inscrita a palavra “Liberdade”. A solenidade foi aberta com a leitura de um trecho do poema “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles. Da janela de um casarão, o ator Mauro Mendonça falou da palavra Liberdade. Enquanto declamava, em diversos pontos da praça, estandartes de várias cores reverenciavam a memória do grande líder da Inconfidência Mineira. Nos estandartes podiam ser lidos trechos do poema.



Durante a cerimônia, o governador Antonio Anastasia passou em revista à tropa e prestou homenagens ao mártir da Inconfidência Mineira. Ao lado da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, ele depositou flores no monumento a Tiradentes.



A cantora mineira Aline Calixto e o violinista Gilvan Oliveira acompanharam a banda da Polícia Militar no Hino da Proclamação da República e no samba enredo ”Liberdade, liberdade”, durante a aposição de flores. Aos pés do monumento a Tiradentes, estudantes do programa Valores de Minas lançaram fitas vermelhas e amarelas para o alto, colorindo todos os cantos da Praça.

Em mais um momento emocionante da cerimônia, um estudante ouro-pretano, integrante do Circo de Ouro Preto, da sacada do Museu da Inconfidência, entregou o fogo simbólico do panteão ao cavaleiro Gilmar Eugênio do Nascimento, que o repassou ao cadete Wesley Dias Guido. Representando o alferes Tiradentes, o militar percorreu o centro da praça, ao som de “O Trem Caipira”, de Villa Lobos, acompanhado de 12 cadetes, simbolizando os inconfidentes sepultados no panteão. O fogo simbólico foi entregue ao governador Antonio Anastasia que acendeu a Pira da Liberdade.

Ao som da música Serra da Boa Esperança, de Lamartine Babo, o governador retornou ao placo para assinar o decreto transferindo simbolicamente a capital de Minas para Ouro Preto e para dar início à entrega das medalhas da Inconfidência.


Jovens comemoram a liberdade


Em um dos momentos mais marcantes e belos da cerimônia, crianças de Ouro Preto, integrantes do projeto Circo, Arte-educação e Cidadania, tomaram a Praça Tiradentes em um grande cortejo, com estandartes e tambores para encenar a memória dos afrodescendentes e prestar uma homenagem ao lendário líder africano Chico Rei, defensor de uma liberdade universal.


No final da apresentação, as crianças entregaram fitas coloridas com a inscrição “Somos todos Chico Rei”. Duas crianças correram ao palco, em direção ao governador Antonio Anastasia, que recebeu deles uma fita.



Outro momento emocionante aconteceu no encerramento da cerimônia quando 270 jovens do programa Valores de Minas surgiram de todos os lados da Praça cantando a música “O que é, O que é”, de Gonzaguinha. Ao final, cobriram a praça com uma grande bandeira de Minas. A solenidade foi coordenada pelo diretor de teatro, Carlos Gradim. Telões foram instalados em pontos estratégicos para que a população, turistas e visitantes pudessem acompanhar toda a cerimônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário