sexta-feira, 30 de abril de 2010


Governador Antonio Anastasia recebe diretoria da Fiemg



O governador Antonio Anastasia recebeu, nesta sexta-feira (30), no Palácio Tiradentes da Cidade Administrativa de Minas Gerais, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Robson Andrade e o vice-presidente, Olavo Machado, que assume, no dia 27 de maio, a presidência da entidade.




Após o encontro, os líderes empresariais apresentaram ao governador números que apontam crescimento da indústria de Minas. Robson Andrade ainda destacou que os setores da mineração, siderurgia, indústria automobilística e agroindústria têm um crescimento projetado bastante relevante e que tal fator leva ao desenvolvimento de todos os outros segmentos produtivos.



“A perspectiva de crescimento do setor é muito boa. Estamos acima da média nacional, cuja estimativa é de 6% de aumento da produção. Isso significa geração de emprego, renda, melhoria do recolhimento de impostos e das condições de trabalho. Isso é muito bom para o Estado”, disse o presidente da Fiemg.



terça-feira, 27 de abril de 2010

Governo atende entidades com o programa Energia do Bem




O governador Antonio Anastasia assinou nesta terça-feira (27), em Monte Sião, termo de doação de equipamentos de baixo consumo de energia como geladeiras, chuveiros, lâmpadas e aquecedores solares para entidades filantrópicas de sete municípios do Sul de Minas. A iniciativa faz parte do Energia do Bem, programa social da Cemig, que substitui os equipamentos dessas entidades, permitindo economia, conforto e segurança às pessoas assistidas. O Energia do Bem integra as ações do Programa de Eficiência Energética da Cemig que já investiu R$ 23,5 milhões em todo o Estado, beneficiando 1.409 instituições.



“Estamos substituindo lâmpadas, equipamentos, geladeiras, de todas as entidades assistenciais, de tal modo que a conta de luz vai cair 50% e vão ter equipamentos novos. São entidades fundamentais de Monte Sião e da região que estão recebendo esse benefício, que é um convênio da Cemig, junto ao Governo do Estado e do Serviço Voluntário de Asssistencia Social (Servas). É algo muito positivo”, afirmou o governador em seu pronunciamento.



O Energia do Bem está beneficiando nove instituições de Monte Sião, Andradas, Botelhos, Campestre, Jacutinga, Ouro Fino e Santa Rita de Caldas com investimento de R$ 1,3 milhão. A instalação dos equipamentos será acompanhada por técnicos da Cemig. Serão substituídas lâmpadas incandescentes por fluorescentes, instalados chuveiros com recuperador de calor e substituídas geladeiras de alto consumo de energia por outras mais eficientes. Todos os serviços são gratuitos sem nenhum ônus para as entidades.



O programa beneficia instituições de longa permanência para idosos, creches, Apaes, abrigos, albergues, casas de passagem, casas-lar e centro de recuperação para dependentes químicos. A presidente da Apae de Botelhos, Jaqueline Alexandre Miotto, comemorou o atendimento da entidade com o programa da Cemig.




“Para nós, receber esses equipamentos é de grande importância. Temos uma Apae com 74 alunos de famílias que precisam muito dessa assistência. Ficamos muito contentes com essa parceria do Servas, da Cemig e do Governo de Minas, pois vai nos ajudar muito em relação aos gastos, que são retirados de recursos próprios da entidade. É economia”, ressaltou.



Feira da Malha e do Tricô


Em Monte Sião, o governador Antonio Anastasia visitou as instalações da Feira Nacional do Tricô (Fenat 2010). O evento, que acontece até este domingo (2), mostra as tendências da moda outono/inverno deste ano e consolida a cidade como referencial da moda em tricô.



“Essa feira aqui de Monte Sião começou pequena e foi conquistando a confiança de todos, dos expositores, dos empresários, dos fabricantes, dos consumidores, dos revendedores, que passaram a vir para cá. Foi construída toda essa estrutura e Monte Sião, hoje, é uma referência nacional da malha, uma referência do tricô”, lembrou Antonio Anastasia.



O município integra a Associação de Circuito Turístico Malhas do Sul de Minas, certificada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em 2006. Além de Monte Sião, integram o Circuito Malhas do Sul de Minas Borda da Mata, Inconfidentes, Jacutinga e Ouro Fino. A região, que antes se ocupava exclusivamente de atividades agropecuárias, hoje é um dos mais importantes centros de malharia retilínea do país. Atualmente, o trabalho artesanal foi substituído por equipamentos modernos, mas sem perder a originalidade.



“Nunca um governador do Estado de Minas teve a oportunidade de visitar a feira e eu achei que era importante, porque é uma atividade econômica muito relevante. Estamos apresentando um produto fundamental, agregando valor ao nosso produto, que é o vestuário. Uma indústria importante, até porque Monte Sião é a capital nacional da malha e do tricô e, por isso mesmo, venho visitar a feira com muito gosto”, ressaltou o governador em entrevista.



A indústria têxtil, por meio da produção de artigos em tricô, representa 70% da atividade econômica de Monte Sião e região. A feira é responsável pela manutenção, durante todo o ano, de 7.500 empregos em, aproximadamente, 800 lojas especializadas do setor concentradas no centro comercial de Monte Sião. Atualmente, existem, ao todo, 1.400 malharias na cidade que vendem seus produtos em centenas de estabelecimentos comerciais voltados para lojistas e visitantes. A expectativa é que 100 mil pessoas visitem a feira em 16 dias de evento que é realizado desde 1972.




sexta-feira, 23 de abril de 2010

Governador defende liberação de recursos do Fundo Penitenciário Nacional

Escute o áudio:





O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, participou, nesta sexta-feira (23), em Brasília (DF), da solenidade de posse dos novos presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros Cezar Peluso e Carlos Ayres de Britto. Durante o evento, o governador defendeu participação mais efetiva do governo federal na política penitenciária nacional e o descontingenciamento dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional para a aplicação no sistema de execução penal.


“Minas Gerais é hoje o estado que mais gasta, e os dados são do governo federal, em segurança pública em relação a seu orçamento. Lamentavelmente, não recebemos nem um centavo do governo federal. O Fundo Penitenciário Nacional, que se encontra bloqueado, poderia ser desbloqueado para permitir que todos os estados recebessem recursos, não só Minas Gerais. É chegada a hora de o governo federal participar mais ativamente da política penitenciária nacional ao invés de só ficar fazendo cobranças, mas também participando das soluções”, disse o governador.




Antonio Anastasia informou que em 2003, o Estado contava com cinco mil vagas no sistema penitenciário. Atualmente, são quase 26 mil vagas. O crescimento de aproximadamente 380% foi promovido pelo Governo de Minas exclusivamente com recursos do Tesouro Estadual.



“Conversei recentemente com o ministro da Justiça, que, aliás, é um ministro de altíssima qualidade, servidor de carreira do Ministério, e ele me disse estar muito empenhado junto à equipe econômica do governo federal para descontingenciar o fundo e naturalmente fazer essas parcerias que são importantes”, afirmou o governador Antonio Anastasia.


Sistema prisional


O governador de Minas Gerais ressaltou a importância do trabalho realizado em parceria entre o Estado e o Poder Judiciário, para garantir a eficiência dos programas de segurança. Minas Gerais trabalha em conjunto com o Judiciário na manutenção de 19 unidades das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs), entidades dedicadas à reintegração à sociedade.



“Essa é uma experiência muito exitosa, as chamadas Apacs. Acho que todos em Minas conhecem esse modelo, que começou em Itaúna, já tem em várias cidades mineiras, uma bela parceria com o Poder Judiciário e com o Ministério Público. São alternativas que estamos criando e que estão, a meu juízo, melhorando o sistema penitenciário brasileiro”, afirmou Antonio Anastasia.


Em todo o Estado, existem 1.100 presos atendidos nas Apacs. Os detentos que cumprem em regime semiaberto estudam o ensino formal, fazem cursos profissionalizantes e ainda participam de oficinas culturais. O sistema tem como base a valorização humana, na solidariedade e na participação da comunidade para a recuperação de condenados e sua reintegração à sociedade.


Durante a posse no Supremo Tribunal Federal, Antonio Anastasia ressaltou a importância do Poder Judiciário para a Federação.



“Estamos aqui, em nome dos mineiros, para cumprimentar primeiro o ministro Gilmar Mendes pelo belo trabalho e o ministro Cezar Peluso, desejando-lhe boa sorte com a certeza de que o Supremo Tribunal Federal continuará conduzindo os destinos jurídicos sempre com muito empenho com muita dedicação e com grande responsabilidade. A expectativa é muito positiva porque somos admiradores do trabalho aqui do Supremo”, afirmou.



quinta-feira, 22 de abril de 2010



Ouro Preto celebra a liberdade em emocionante festa cívica



A histórica cidade de Ouro Preto foi palco de uma emocionante festa cívica, nesta quarta-feira (21 de abril), no encerramento das comemorações da Semana da Inconfidência. Durante a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, a maior comenda do Governo do Estado, Minas prestou homenagem à Liberdade e ao ex-presidente Tancredo Neves.



O governador Antonio Anastasia presidiu a cerimônia, que condecorou 280 personalidades, entre ministros, parlamentares, educadores, artistas e empresários e que foi assistida por mais de duas mil pessoas.


Neste ano, a Praça Tiradentes, um dos principais pontos turísticos da cidade, foi enfeitada com um imenso tapete de serragem, símbolo da manifestação popular do povo ouro-pretano. No centro do tapete estava inscrita a palavra “Liberdade”. A solenidade foi aberta com a leitura de um trecho do poema “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles. Da janela de um casarão, o ator Mauro Mendonça falou da palavra Liberdade. Enquanto declamava, em diversos pontos da praça, estandartes de várias cores reverenciavam a memória do grande líder da Inconfidência Mineira. Nos estandartes podiam ser lidos trechos do poema.



Durante a cerimônia, o governador Antonio Anastasia passou em revista à tropa e prestou homenagens ao mártir da Inconfidência Mineira. Ao lado da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, ele depositou flores no monumento a Tiradentes.



A cantora mineira Aline Calixto e o violinista Gilvan Oliveira acompanharam a banda da Polícia Militar no Hino da Proclamação da República e no samba enredo ”Liberdade, liberdade”, durante a aposição de flores. Aos pés do monumento a Tiradentes, estudantes do programa Valores de Minas lançaram fitas vermelhas e amarelas para o alto, colorindo todos os cantos da Praça.

Em mais um momento emocionante da cerimônia, um estudante ouro-pretano, integrante do Circo de Ouro Preto, da sacada do Museu da Inconfidência, entregou o fogo simbólico do panteão ao cavaleiro Gilmar Eugênio do Nascimento, que o repassou ao cadete Wesley Dias Guido. Representando o alferes Tiradentes, o militar percorreu o centro da praça, ao som de “O Trem Caipira”, de Villa Lobos, acompanhado de 12 cadetes, simbolizando os inconfidentes sepultados no panteão. O fogo simbólico foi entregue ao governador Antonio Anastasia que acendeu a Pira da Liberdade.

Ao som da música Serra da Boa Esperança, de Lamartine Babo, o governador retornou ao placo para assinar o decreto transferindo simbolicamente a capital de Minas para Ouro Preto e para dar início à entrega das medalhas da Inconfidência.


Jovens comemoram a liberdade


Em um dos momentos mais marcantes e belos da cerimônia, crianças de Ouro Preto, integrantes do projeto Circo, Arte-educação e Cidadania, tomaram a Praça Tiradentes em um grande cortejo, com estandartes e tambores para encenar a memória dos afrodescendentes e prestar uma homenagem ao lendário líder africano Chico Rei, defensor de uma liberdade universal.


No final da apresentação, as crianças entregaram fitas coloridas com a inscrição “Somos todos Chico Rei”. Duas crianças correram ao palco, em direção ao governador Antonio Anastasia, que recebeu deles uma fita.



Outro momento emocionante aconteceu no encerramento da cerimônia quando 270 jovens do programa Valores de Minas surgiram de todos os lados da Praça cantando a música “O que é, O que é”, de Gonzaguinha. Ao final, cobriram a praça com uma grande bandeira de Minas. A solenidade foi coordenada pelo diretor de teatro, Carlos Gradim. Telões foram instalados em pontos estratégicos para que a população, turistas e visitantes pudessem acompanhar toda a cerimônia.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Governador Antonio Anastasia entrega Prêmio Bom Exemplo

O governador Antonio Anastasia entregou, nesta terça-feira (13), o Prêmio Bom Exemplo, da TV Globo Minas, para a costureira Maria José Ocelli Costa. Há 30 anos, ela produz enxovais de bebê para mães pobres. Seu gesto voluntário foi escolhido, entre cinco finalistas, como a ação social mais importante realizada por pessoas físicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O prêmio é uma iniciativa da TV Globo Minas em parceria com a Fundação Dom Cabral com o objetivo de promover ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância do prêmio.





“Temos exemplos dos mais vigorosos da cidadania, da solidariedade, do afeto, do carinho e do amor ao próximo. Exemplos que inspiram o nosso cotidiano. Tenho certeza que todos são merecedores e esse gesto deve ser copiado, difundido e defendido”, afirmou o governador em seu pronunciamento.

Aos 69 anos, Maria José Ocelli Costa disputava o prêmio com cinco finalistas. Para produzir as centenas de roupas de crianças, a costureira recebe ajuda de voluntárias. Todo o material utilizado, como linhas, tecidos e retalhos é originado de doações. Ao todo, concorreram ao prêmio 200 iniciativas, entre elas, ações nas áreas social, cultural, de esportes, de patrimônio e de sustentabilidade em suas comunidades. O Prêmio Bom Exemplo foi amplamente divulgado pela emissora e as iniciativas sociais foram mostradas à população que pôde escolher o vencedor por votação em urnas eletrônicas.

Entre os finalistas estavam o casal Rosa Almeida e José Almeida, de Contagem, que há 48 anos cuida da rua onde mora, varrendo e pintando as guias da calçada; o borracheiro Marcos Túlio Damascena, de Sabará, que criou uma biblioteca dentro da borracharia do pai; o escoteiro Matheus de Oliveira Portilho e Silva, de Belo Horizonte, que promove uma campanha para recolher pilhas usadas em garrafas pet; e a cabeleleira Dora Lúcia Alves da Silva, de Belo Horizonte, que ensina o seu ofício a adolescentes e presidiárias.