quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Entrevista do vice-governador, professor Antonio Anastasia, em Guaxupé

Data: 04 de fevereiro de 2010

Local: Aeroporto de Guaxupé

Assuntos: eleições; candidatura; investimentos do Governo de Minas; obras; estradas.






Gostaria que o senhor falasse sobre a MG-230 que liga o Triângulo Mineiro ao Rio Paranaíba, ao município de Serra do Salitre.




O projeto sendo concluído, nós temos compromisso com essa estrada, ela será feita. Falava há pouco com os prefeitos e é compromisso do Governo fazê-la.




Professor o governador Aécio Neves já disse que estuda um nome para ser seu vice, algo definido?




Ainda não, pois estamos na fase de definições até mesmo da minha candidatura. Nós já estamos com uma fase adiantada, o partido já está indicando, o próprio governador, mas isso nós temos que respeitar os prazos eleitorais e isso eu acho que a partir do mês de abril que nós teremos essas definições. Então temos que aguarda um pouco.




O que o senhor acha do nome Carlos Meles?




Nome excelente. Não só é o presidente regional dos Democratas, como muito nosso amigo, um grande parlamentar e é um dos nomes que vem sendo cogitados pela imprensa ao lado de outros, e todos esses, são nomes que honram Minas Gerais, não só para o cargo de vice-governador, mas para outras funções também que poderiam ser disputadas no Senado, ao nível federal. Então todos esses recebem os nossos aplausos e reconhecimento. Agora vai depender é claro de uma grande composição de forças e vamos aguardar o momento mais adequado para tais definições.




Professor, vocês já começam um trabalho de candidatura, de campanha de vocês por essa visita à região?




Não há campanha, até porque não há candidatura. O que nós estamos realizando e o governador foi bem claro e eu também nos nossos discursos é que nós estamos resgatando e apresentando os nossos compromissos, ou seja, aquilo que comprometemos a fazer ao longo dos últimos anos nós estamos apresentando à população, e assim temos feito ao longo desses últimos meses.E vamos fazê-lo com o governador até 30 de março e eu farei até o final do ano, porque são os compromissos que fizemos e, felizmente, temos muito a mostrar e há muito carinho, muita receptividade onde estamos indo por toda Minas Gerais.




Professor Anastasia o senhor assume agora como governador, quais as obras de maior orgulho desse Governo?




Têm tantas, mas eu podia dizer que o ProAcesso é uma obra de inclusão social extraordinária, pois nós conseguimos colocar cidades, mais de 220, que não tinham asfalto com acesso à asfalto e asfalto não é só qualidade, conforto e segurança, asfalto é emprego, é renda, é educação, é saúde. Então eu acho que é um grande projeto. Mas ao lado disso a grande recuperação da rede física das escolas, a interiorização da saúde pública através do Pro-Hosp, a questão das casas populares pelo Lares Geraes, o que nós fizemos em telefonia celular a favor dos pequenos municípios, eu acho que é um grande conjunto. Mas o mais importante é sentir que o povo mineiro e esse talvez seja o maior orgulho, que o povo mineiro tem a sua autoestima fortalecida, robustecida, e nós todos mineiros sabemos que Minas Gerais vai bem.




Assim como essa obra tão importante para Guaxupé e região, outras obras do Sudoeste de Minas estão aí na pauta do dia?




Claro, o governador estará inaugurando nos próximos dias uma obra magnífica que é a ponte do Glória, uma das maiores pontes em execução no Brasil. Estamos inaugurando também o grande Centro Olímpico em São Sebastião do Paraíso, estamos inaugurando o aeroporto de Passos, obras em várias estradas já estão prontas também, várias escolas reformadas e inauguradas. Temos obras em todos os setores e vamos continuar fazendo isso, porque observamos que o povo merece ter resultados concretos da ação governamental.




Professor, o governador anunciou que todos os municípios agora têm malha asfáltica, um asfalto de qualidade. Recentemente, nós tivemos duas manifestações na MG-050 de usuários insatisfeitos com essa Parceria Público-Privada (PPP). O que o Governo está tomando de decisão quanto a isso?




Naturalmente que uma PPP no momento que há pedágio muitas pessoas reclamam, discordam. É natural, pois ainda não está muito no nosso hábito. O que nós temos ali é uma PPP, temos recursos do Tesouro e temos recursos do pedágio e a concessionária tem prazo para cumprir, para melhorar a estrada e está cumprindo. Eu acho que como a gente observa São Paulo, outros estados da Federação que as estradas são bem conservadas, o valor que esse tipo de parceria dá certo. Agora é claro que nós estamos investindo, e investindo muito com recursos do tesouro em outras estradas, estamos também lutando com o governo federal para que as estradas federais em Minas melhorem, então é natural que haja sempre alguém que tenha alguma observação. Mas se nós fizermos um levantamento muito objetivo, muito concreto das situações das estradas de Minas antes do Governo Aécio Neves e agora, eu acho que há o reconhecimento do que foi feito e é muito forte, pois a diferença é muito grande.




Mas o senhor acha que a MG-050 ainda tem muito a melhorar?




Tem, até porque é um compromisso de muitos anos. Ela vai melhorar bastante, mas agora nós não podemos também obrigar a concessionária ir contra o contrato. Houve uma licitação, uma concorrência, e ela ganhou e se comprometeu a fazer o que está fazendo dentro de certos prazos, então temos que ter um pouco de paciência, todos nós ficamos sempre um pouco apressados, é um processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário