Cetec finalizou 2009 como potencial centro de incubação da inovação
O ano de 2009 foi de grandes transformações para a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). A decisão do Governo de Minas de viabilizar a criação de institutos temáticos gerou resultados, visto que está em negociação acordo para viabilizar a criação de um Instituto de Energias Renováveis no campus. A Fundação também foi escolhida para coordenar o Núcleo de Estudos Aeronáuticos no Polo de Aviação Civil que está sendo criado em Minas Gerais. O Cetec teve também sua participação aprovada nos três eixos de atuação do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec); Centros de Inovação, Serviços e Extensão.
A Área Mineral desenvolveu trabalhos tecnológicos de referência que envolveram, especialmente, caracterizações mineralógicas a pedido de diversas empresas. O Setor de Tecnologia Mineral recebeu visitas de comitivas estrangeiras de corporações, integradas por pessoas de destaque na área mineral internacional, como o administrador da empresa alemã Bokela, Matthias Hatzenbuehler, interessado no serviço de filtragem de minérios; e o grupo da Corus Consulting, da Inglaterra, composto pelos doutores Karl Houseley, Mike Smith e Alan Dixon, interessados em apoiar o desenvolvimento do Projeto Wadi Sawawin, da Arábia Saudita.
Uma das mais significativas conquistas da Área da Informação Tecnológica foi a inauguração, em novembro, da Unidade de Inovação Tecnológica em Gemas e Joias de Teófilo Otoni (Unit), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e outras áreas do Governo do Estado. O Setor de Informação Tecnológica será responsável pela coordenação da Rede Mineira de Extensão Tecnológica para a Inovação no Segmento de Micro, Pequenas e Médias Empresas/MPME, no âmbito do Sibratec. O Cetec também desenvolveu material próprio para agregar ao conteúdo da Biblioteca Digital do Estado; a aprovação, em edital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), implantação de um repositório institucional contendo a produção científica da Fundação; as atividades desempenhadas pelo Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), que faz parte da Rede Mineira de Propriedade Intelectual; e os atendimentos efetuados pelo Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT).
Na Área de Metrologia e Ensaios o Cetec está desenvolvendo, dentro do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe), o projeto “Desenvolvimento de Sistemas de Gerenciamento Eletrônico de Motores de Combustão Interna aplicados a motocicletas”. Em parceria com a empresa PWP – Lab. Sistemas Eletrônicos Ltda, atualmente incubada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Setor de Eletromecânica tem feito testes no Laboratório de Emissões Veiculares de modelos de central eletrônica para motos, que auxiliará no controle da emissão de poluentes pelos veículos. O Laboratório de Termometria do Cetec recebeu a acreditação, junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), de 18 serviços de calibração de equipamentos e dispositivos de medição de temperatura. Também faz parte dessa área os trabalhos desenvolvidos pelo Setor de Análises Químicas, que incluem análises cromatográficas do gás natural da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) e de amostras de cachaça, além de análise dos combustíveis dos postos das cidades de Minas Gerais, executada a pedido da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A atuação do Setor de Testes Físicos nas áreas de ensaios e de calibração nas grandezas massa, força, torque, pressão e vazão de gás é referência nacional e internacional.
Na Tecnologia Ambiental, a Fundação executou uma série de trabalhos, a pedido do Governo do Estado. Os Setores de Medições Ambientais, de Recursos da Água e de Análises Químicas renovaram o contrato do Projeto Águas de Minas com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) para a realização das coletas e análises da água das principais bacias hidrográficas de Minas Gerais. O convênio foi assinado no valor de R$ 4 milhões e 500 mil para dar continuidade ao projeto até agosto de 2010.
Da mesma forma, o Setor de Recursos da Terra vem trabalhando no estabelecimento de dados de referência sobre os solos mineiros, também por solicitação da Feam. Duas análises executadas pelos Setores de Recursos da Água e Medições Ambientais são destaques. A primeira, de amostras de água e peixes da bacia do Rio Paraíba do Sul, na cidade de Volta Grande. Essa pesquisa deve-se à denúncia do órgão governamental contra uma empresa fabricante de fertilizantes, que despejou cerca de oito mil litros de pesticida no rio Pirapetinga,; a segunda é um monitoramento de contaminação por metal pesado na represa de Ibirité, para avaliação do lançamento de efluentes.
Foi feita ainda uma caracterização do lixo gerado na Fundação e, a partir dos resultados, está sendo reformulado o programa “Cetec Reciclando”, iniciativa de conscientização sobre a importância da coleta seletiva que já acontece há alguns anos na instituição.
A linha temática da Biotecnologia no centro tecnológico obteve conquistas para o desenvolvimento na área, como as homologações pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dos Laboratórios de Microbiologia e de Endotoxinas que, a partir de novembro, se tornaram referência em controle de qualidade de água para hemodiálise. Também foi instalado, no Setor de Biotecnologia e Tecnologia Química, o Laboratório de Imunologia Aplicada e está em fase de implantação o Laboratório de Cianobactérias. Quanto à pesquisa e ao desenvolvimento, foi estabelecida uma parceria com a empresa Biotécnica para a execução do projeto “Kit de Testes Rápidos para Avaliação In Loco da Qualidade do Leite”, e aprovado o projeto "Produção de Syngas a partir da Glicerina".
Em Metalurgia e Materiais, o Cetec tem trabalhado numa nova tecnologia para aperfeiçoamento dos coletores solares que aquecem a água de uso doméstico. A proposta envolve o desenvolvimento de superfícies seletivas (placas absorvedoras) de níquel e de óxido de níquel sobre um substrato de alumínio.
O Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos recebeu reconhecimento ao ter um grupo de pesquisadores agraciado com o Prêmio Luiz Dumont Villares, durante cerimônia de abertura do 64º Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). O destaque foi na área de ciência energética. A pesquisadora do Setor de Tecnologia Metalúrgica, Rosa Maria Rabelo Junqueira, foi a representante de Minas Gerais na 5ª edição do Prêmio Santander de Ciência e Inovação, indicada na categoria Indústria pelo projeto “Desenvolvimento de um Processo de Coloração Eletroquímica de Aços Inoxidáveis por Corrente Pulsada em Solução com minimização do teor de Cromo”. Rosa Junqueira foi a primeira pesquisadora a receber, diretamente, o repasse de royalties de uma instituição do Estado, correspondentes ao que estava previsto no contrato de transferência da tecnologia de coloração de aço inoxidável para a empresa Inoxcolor.
Duas iniciativas realizadas em outubro propiciaram uma ampliação do diálogo entre a instituição e a sociedade. O “Cetec de Portas Abertas”, que levou mais de 1.600 alunos de ensino fundamental, médio e superior ao campus para conhecer o dia a dia da Fundação. O Primeiro Encontro de Jovens Pesquisadores, realizado durante a Feira de Tecnologia e Inovação (Inovatec), trouxe mais de 120 trabalhos de qualidade dos estudantes de 36 instituições do Estado. Na mesma linha, o projeto "Tecnoarte - Criatividade no Ensino Médio", merece destaque, sendo que, foram inaugurados dois laboratórios de multimídia em escolas estaduais e realizada, em novembro, a segunda edição do Seminário “Criatividade, Educação, Tecnologia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário