sábado, 30 de janeiro de 2010

Carnaval das Cidades Históricas de Minas é lançado em SP







Como parte da estratégia de estimular o turismo, a cultura e o desenvolvimento econômico em Minas, o Espaço Minas Gerais, localizado na capital paulista, promoveu nesta sexta-feira (29) um encontro que reuniu a secretária do Estado de Turismo de Minas, Érica Drumond, operadoras de turismo e representantes de seis municípios mineiros, para a apresentação do projeto do Carnaval das Cidades Históricas. Pelo segundo ano consecutivo, as cidades de Ouro Preto, Mariana e São João del-Rei, juntamente com Diamantina, Sabará e Tiradentes se mobilizam para apresentar às operadoras de turismo o circuito como alternativa para os cerca de 30% de turistas paulistanos que pretendem curtir a folia longe da avenida e do litoral.



O projeto é uma parceria do Governo de Minas com as prefeituras das seis cidades históricas. A expectativa é que neste ano, o circuito do Carnaval das Cidades Históricas receba cerca de 400 mil pessoas, o que representa uma arrecadação em torno de R$ 20 milhões para a economia desses municípios. “Preparamos uma festa totalmente diferente, na qual a atração principal é o próprio folião, que brinca ao som das marchinhas e no ritmo dos nossos famosos bonecos, além de poder desfrutar inúmeros atrativos de valor histórico em cada cidade”, explica a secretária. “As cidades históricas têm um complexo hoteleiro muito desenvolvido, que oferece opções para turistas de qualquer perfil, tanto para o jovem quanto para a família que procura uma acomodação com toda sofisticação”, completa.



De acordo com Ralph Justino, secretário de Turismo de São João del-Rei, a ideia de criar o circuito do Carnaval das Cidades Históricas é oferecer ao folião a oportunidades de vivenciar um evento tradicional, conhecer o patrimônio histórico dessas cidades, além de se divertir em uma festa alegre, mas com total segurança. “Temos inúmeras bandas que mantêm inalterado o verdadeiro ritmo do carnaval mineiro, além de blocos com mais de 150 anos que preservam toda essa essência”, reforça.



“Ouro Preto já possui um Carnaval consolidado e é procurado por milhares de turistas anualmente. Para reafirmar sua posição, a cidade está fechando novas parcerias e para o evento deste ano já investiu mais de R$ 1 milhão”, aponta Gleizer Boroni, secretário de Turismo de Ouro Preto.



Minas tem se tornado um grande provedor de destinos turísticos. Para Jacqueline Rodrigues, Gerente Geral da MGM Operadora Turística, nos últimos dois anos, a procura por Minas Gerais como destino turístico tem crescido significativamente e a criação de um circuito profissionalizado, como é o do Carnaval das Cidades Históricas, tem muito a contribuir para que esse número continue crescendo. Mesmo às vésperas do feriado, a procura por pacotes nas cidades históricas tem aumentado, principalmente após a segunda quinzena de janeiro, é o que aponta Vanessa Stolagi, executiva da New Line Turismo.



O lançamento do projeto Carnaval das Cidades Históricas faz parte das ações desenvolvidas pelo Governo de Minas para fomentar a atividade turística em todo o Estado. O objetivo é atrair um número ainda maior de turistas e colocar Minas Gerais em posição de destaque no cenário turístico e econômico do país.



Perfil do Carnaval

DIAMANTINA

Tradicionalmente realizado nas ruas e becos do Centro Histórico, o Carnaval de Diamantina é um verdadeiro “Festival de Cultura” e oferece atrações durante todo o dia e noite, onde os moradores e visitantes passam cinco dias festejando nas ruas, becos e praças do centro histórico. A animação começa já pela manhã com os foliões recarregado as energias nas cachoeiras e áreas naturais próximas à cidade. Durante as tardes os blocos caricatos tradicionais invadem as ruas com o som de suas percussões, arrastando verdadeiras multidões. No inicio da noite até o dia clarear as bandas sobem aos palcos espalhados pela cidade e os foliões se entregam a vários ritmos, com destaque para o “batuque” que fica sob o comando da percussão das bandas Bat-Caverna e Bartucada. É este ritmo acelerado dos batuques que os visitantes encontram em Diamantina para comemorar a “Festa do Momo”, mas neste ano, haverá espaço também para o Samba e a MPB, com a criação de três novos espaços: Quitanda do Samba (na rua da Quitanda), MPBeco (Beco do Mota, antiga zona boêmia da cidade) e Espaço Cultura e Saúde, este último dedicado às bandas regionais de estilos variados.


Site: www.diamantinaemcarnaval.com.br . Mais informações: (38) 3531-8060 (Centro de Atendimento ao Turista).



MARIANA

A proposta para 2010 é reforçar a tradição das cidades históricas e dos antigos carnavais. O visitante poderá acompanhar os antigos blocos caricatos no circuito Jardim/Praça da Sá, entre eles o famoso Zé Pereira da Chácara e seus bonecos, fundado em 1846 pelo português José Nogueira de Azevedo Paredes a partir do movimento afro “Dança da Alegria”, e o bloco dos Farrapos, que reúne mais de 5 mil foliões. A Praça Gomes Freire será parada obrigatória para os apreciadores das marchinhas de Carnaval e das Rodas de Samba. Mas como festa momesca, é marcada pela diversidade e haverá ainda desfiles de escolas de samba e shows de diversas bandas.



Site: www.mariana.mg.gov.br . Mais informações: (31) 3558-2315.



OURO PRETO

O sincretismo, a irreverência e a diversidade atuam de forma preponderante nas muitas opções do “brincar carnavalesco”. A influência da cultura africana, marcante na história da Vila Rica do século XVIII, também se manifesta nos mais diversos “fazeres carnavalescos” locais. Baterias, blocos, bonecos, adereços, fantasias, canções e sambas-enredos fazem com que Ouro Preto seja, cada vez mais, referência num carnaval que congrega diversas “tribos” e diversos gêneros da cultura nacional. A folia vai se concentrar no Largo da Alegria (com o espetáculo cênico-musical do projeto Candonguêro), na Praça de Tiradentes (com apresentações de bandas locais e desfiles de escolas de samba), no Largo do Dom Pedro (com a difusão de gêneros musicais diversificados, do hip-hop ao pop-rock), no Largo do Cinema (novidade para 2010, o local apresentará marchinhas), além das ruas do centro histórico, com desfiles de blocos carnavalescos. A programação começa antes, na quinta-feira, 11 de fevereiro.



Site: www.ouropreto.mg.gov.br . Mais informações: (31) 3559-3341.



SABARÁ


A 20 km de Belo Horizonte, Sabará é o primeiro povoamento de Minas Gerais, reconhecida como uma das principais cidades históricas do Brasil. O Carnaval da cidade, ao longo dos anos, firmou-se como um dos mais animados e criativos do interior mineiro. A principal tradição de Sabará são os blocos caricatos, que percorrem as históricas ruas com alegria e irreverência. O município também realiza desfiles de Escolas de Samba, shows musicais e apresentações de marchinhas. As tardes de domingo e terça-feira são encerradas com o tradicional chuveirão, marcando o encerramento dos desfiles dos blocos.



Site: www.sabara.mg.gov.br . Mais informações: (31) 3672-7690.



SÃO JOÃO DEL-REI

O desfile de tradicionais escolas de samba e de blocos carnavalescos são as principais atrações do Carnaval da cidade. Pelas ruas, o folião vai se deparar com atrações inusitadas como os blocos “Lesma Lerda” (a criticar a situação político-social do país), “Vamos a La Playa” (constituído de foliões trajados de roupas de banho), “Concentra Mas Não Sai” (os integrantes se reúnem tradicionalmente no Bar do Antônio José, no Bairro Bonfim), “Bloco do Copo Sujo” (um dos pontos fortes do bloco é a sua bateria, com sua ala feminina de chocalhos e seus belos breques, muito bem executados sob o comando do amigo e Mestre Orlando), “Bloco do Pirulito” (organizado pelo Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e região, que aliaram a cultura carnavalesca à informação e prevenção à Aids) e “As Domésticas” (atração da quinta-feira (11/02) que antecede o Carnaval, quando os homens se vestem de mulheres e as mulheres se vestem de homens).



Site: www.saojoaodelrei.mg.gov.br . Mais informações: (32) 3372-7338



TIRADENTES

Localizada na região do Campo das Vertentes, a 225 km de Belo Horizonte, Tiradentes tem um carnaval bastante animado, porém mais tranquilo que o de outras cidades históricas. A folia, que começa na quinta-feira (11), é acompanhada por tradicionais marchinhas e blocos de rua que desfilam pelo centro histórico, de dia e de noite, durante os quatro dias da folia de Momo. Um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, a cidade de Tiradentes foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.



Site: www.tiradentes.mg.gov.br . Mais informações: (32) 3355-1212.


Nenhum comentário:

Postar um comentário