Pessoas idosas de Minas Gerais ganham espaço de convivência digital
O Governo de Minas e o Conselho Estadual do Idoso criaram o Espaço de Convivência Digital para o Idoso, iniciativa que oferece cursos gratuitos de informática básica para pessoas com mais de 60 anos. Serão aproximadamente 40 vagas por mês, inicialmente. O espaço já está funcionando na Biblioteca Pública de Minas Gerais (Praça da Liberdade, bairro Funcionários, Belo Horizonte). As inscrições serão feitas por meio do site do CEI ou no próprio conselho, na rua da Bahia, nº 308, 3º andar.
O Espaço de Convivência Digital para o Idoso foi desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social, de Cultura e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, além do Conselho Estadual do Idoso.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, o serviço tem vários aspectos positivos: “Além de possibilitar que o idoso busque um emprego, a iniciativa proporciona novas experiências. Ao aprender a enviar um e-mail, navegar na internet, essas pessoas podem, por exemplo, conversar com um neto ou parente que está em outra cidade”, disse.
A criação do Espaço de Convivência Digital para Idosos é mais uma ação recente do Governo de Minas voltada para este segmento. Em outubro de 2009 foi lançada, em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), a campanha de valorização da pessoa idosa, com o objetivo de mobilizar a sociedade para os problemas vividos pela população “da melhor idade”. A campanha é realizada por meio da veiculação de filmes e anúncios pelos veículos de comunicação do Estado.
Mercado de trabalho
Na área do trabalho, dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) mostram que as pessoas com mais de 60 anos estão procurando e conseguindo mais emprego. De janeiro a outubro de 2009, 3.182 pessoas dessa faixa etária fizeram o cadastro nos 108 postos do Sine de Minas Gerais. Isso representa desempenho 30% superior ao alcançado em 2008, quando 2.447 pessoas efetuaram o cadastro.
No quesito colocado, o crescimento em relação a 2008 foi de 8,44%. Nos dez primeiros meses de 2009, os postos do Sine colocaram 501 pessoas com mais de 60 anos no mercado, enquanto no anterior foram 462.
Em Minas Gerais vivem 2,8 milhões de idosos, número que corresponde a 14,6% da população do Estado, segundo o IBGE (Censo 2007). Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que 62% dos lares brasileiros são mantidos pelos idosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário