Anastasia preside entrega da Medalha Santos Dumont
O vice-governador Antonio Anastasia presidiu, nesta segunda-feira (26), em Santos Dumont, na Zona da Mata, a cerimônia de entrega da Medalha Santos Dumont. A solenidade aconteceu na Fazenda Cabangu, onde nasceu o aviador, e teve como orador oficial o embaixador Affonso Arinos de Mello Franco Filho, membro da Academia Brasileira de Letras. Durante a cerimônia, foram agraciadas 165 personalidades que se destacaram no desenvolvimento da aviação e do Brasil. Em seu pronunciamento, o vice-governador destacou que Santos Dumont tem sido ao longo dos últimos anos grande exemplo para os mineiros e brasileiros.
“Não há dúvida alguma de que Alberto Santos Dumont, o mineiro que deu asas aos seres humanos, é o ícone maior da vocação mineira para a pesquisa, o desenvolvimento e a utilização do saber em benefício da humanidade. Santos Dumont não simboliza essa tradição apenas pelo fato de ter sido o primeiro a voar em um aparelho mais pesado que o ar, mas sobretudo pelo espírito com que orientou todos os seus trabalhos e invenções”, afirmou Anastasia.
O vice-governador também homenageou outros mineiros que, a exemplo de Santos Dumont, inovaram em seus ofícios trazendo benefícios importantes para a humanidade.
“Santos Dumont não foi o único mineiro, em seu tempo, a se dedicar integralmente ao objetivo de promover o bem-estar das pessoas e da humanidade inteira. Nas primeiras décadas do século XX, dois cientistas e pesquisadores nascidos em Minas Gerais - Carlos Chagas e Vital Brasil - também conquistariam o respeito, a admiração e o reconhecimento do mundo, por suas descobertas no campo da ciência médica”, disse.
JK
Ainda em seu pronunciamento, Anastasia lembrou da ousadia de outro mineiro, o presidente Juscelino Kubitschek, que marcou a administração pública e a política brasileira.
“É preciso que as novas gerações conheçam e compreendam a evolução administrativa, econômica, social e política que o Brasil viveu, no tempo de JK, para que tenham a firme convicção de que podemos ser muito maiores e melhores do que somos hoje”, afirmou.
O vice-governador destacou que, inspirado por JK, o Governo de Minas implantou nos últimos anos um modelo de gestão pública eficiente e com resultados já concretos.
“Estamos antecipando um futuro no qual o Estado se tornará, efetivamente, servidor da sociedade e não mais uma entidade onisciente, onipotente e onipresente na vida dos cidadãos, das organizações sociais e da iniciativa privada, como vem sendo há décadas, no Brasil”, disse.
Modelo de gestão
O orador da cerimônia Affonso Arinos Filho também destacou o modelo de gestão implantado pelo Governo de Minas nos últimos anos, a exemplo do que defendeu outro mineiro de destaque na história brasileira - o presidente Tancredo Neves.
“Podemos visualizar o realismo, a prudência e a Justiça preconizados por Tancredo Neves através do Choque de Gestão que empreende atualmente o Governo mineiro, onde os programas da educação, saúde e cultura visam os homens e mulheres deste Estado a fim de torná-los cidadãos sempre mais instruídos, qualificados e saudáveis”, destacou.
Condecoração
A Medalha Santos Dumont, concedida pelo Governo de Minas, foi criada pela Lei 1.493, de 16 de outubro de 1956, para comemorar a realização do primeiro voo com uma aeronave mais pesada do que o ar, em 23 de outubro de 1906, pelo brasileiro Alberto Santos Dumont.
O orador oficial da cerimônia, embaixador Affonso Arinos de Mello Franco Filho, relembrou a criação da comenda e importância do exemplo de Santos Dumont.
“Foi o governador Bias Fortes que criou essa medalha em homenagem e honra de um dos grandes mineiros que o Brasil pode oferecer ao mundo, que é Alberto dos Santos Dumont. E podemos pensar que Minas tem hoje todas as condições de continuar oferecendo homens dessa grandeza, dessa qualidade, desse espírito público ao nosso país e ao mundo”, disse Affonso Arinos.
A medalha Santos Dumont é concedida em três graus: ouro, prata e bronze. Neste ano, foram agraciadas 165 personalidades. Entre elas, o atleta paraolímpico Felipe Marinho de Oliveira.
“É muito importante para mim saber que o governo está reconhecendo o trabalho; saber que a gente está nadando, treinando para ganhar as medalhas. E essa medalha é o reconhecimento do governo pelo nosso trabalho”, disse o nadador mineiro.
No início da cerimônia, o vice-governador, acompanhado do comandante da 4ª Região Militar, general de divisão José Mário Faccioli, assistiu a uma apresentação da Guarda de Honra. Na sequência, eles foram recebidos pelo prefeito de Santos Dumont, Evandro Neri, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Sérgio de Resende e pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu Marques.
Juntos, autoridades e agraciados, assistiram à entrega das medalhas e os pronunciamentos. No encerramento, foi realizado um desfile dos alunos da Escola de Cadetes do Ar, situada em Barbacena, na região do Campo das Vertentes, e que em 2009 comemora 60 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário