sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Entrevista do vice-governador Antônio Anastasia durante a inauguração do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de Paracatu




Data: 03/09/09

Local: Paracatu







Como é para o Governo de Minas instalar o CVT, não só em Paracatu, mas em todo o Estado?




É um dos projetos importantes que o Governo de Minas realiza por todo território, o Centro de Vocação Tecnológica, especialmente em favor da juventude. Nós temos vários projetos a favor dos jovens e esse talvez seja dos mais reluzentes. Então aqui nesta manhã tão bonita em Paracatu, estou representando o governador Aécio Neves, junto com o prefeito Vasco, com o objetivo de inaugurarmos essa parceria importante. São recursos do governo federal, do Ministério da Ciência e Tecnologia; recursos do Tesouro do Estado; parceria com a prefeitura, para dar aqui aos jovens sempre mais oportunidades da famosa inclusão digital. Hoje nós sabemos que as pessoas têm de estar com essa inclusão também. Então fico muito satisfeito de ter sido instalado aqui neste bairro, um bairro tão populoso e tão grande, que é aqui o bairro do Paracatuzinho.




A gente nota uma grande expectativa da comunidade. Projetos além dos CVTs estão sendo planejados e executados pelo Governo de Minas a fim de realmente incluir os jovens no mercado de trabalho?




Permanentemente. Nós temos vários projetos e eu citaria o Poupança Jovem, que não está ainda em Paracatu, mas chegará. Nós temos projetos de inclusão social importantes à juventude. Temos hoje na capital e vai se espalhar pelo interior um projeto chamado Plug Minas, exatamente com esse objetivo, todos eles vinculados com a idéia de inclusão digital. Nos parece, juntamente com o nossa melhoria da rede escolar, com os novos laboratórios de informática que temos em todas as escolas estaduais, que esse é um avanço muito positivo que nós estamos conseguindo em Minas Gerais.




Paracatu pode aguardar todas essas benfeitorias também?




Claro, Paracatu já recebeu muitos projetos. Uma forte parceria com a prefeitura, com os nossos deputados aqui de Paracatu e vamos avançar ainda mais. Claro que é sempre um processo. A administração pública é dinâmica, já tivemos alguns avanços e teremos muito mais.




Agora falando em política, como estão os projetos para as próximas eleições, já há algo definido?




Não, há uma certa ansiedade no ar. Nós temos de esperar um pouco para 2010. Há um grande esforço pelo momento para a candidatura do nosso governador Aécio Neves à Presidência da República, que é um grande anseio dos mineiros. E depois as eleições estaduais ficarão definidas, em 2010 os candidatos. Eu fico sempre muito honrado quando o meu nome é lembrado. Estarei no Governo de Minas no ano que vem, quando o governador deixar o Palácio para sua candidatura, e assim, claro, fico muito satisfeito, mas não há ainda tempo de definições. Tempo de conversas, de especulações e ano que vem teremos sim tempo de definições. 3




Nessa visita do senhor à nossa cidade, mais alguma novidade para o município ou região?




Eu estou me reunindo hoje na hora do almoço com os prefeitos da Associação Microrregional, são vários prefeitos, para recebermos aqui solicitações. Temos já uma grande obra de infraestrutura nesta região, Noroeste, que é uma região muito importante do Estado e aquela que tem uma menor taxa de densidade demográfica. Então nós temos aí uma possibilidade de maior ocupação e maiores investimentos econômicos. Então vou conversar com os prefeitos para ter esses desdobramentos. Nós trouxemos estradas, energia, telefonia, melhoramos a educação, melhoramos a saúde, melhoramos muito a segurança e agora, claro, vamos vocacionar quais são os anseios dos prefeitos para termos agora no final do ano isso aqui. Tem um projeto também de melhoria da infraestrutura dos municípios.




Como o senhor vê a acolhida da comunidade à presença do senhor?




Até neste momento uma acolhida extremamente hospitaleira. Nós todos sabemos que Paracatu, com muita justiça, tem a fama de ser das cidades mais hospitaleiras de Minas Gerais. Eu estou percebendo isso pela gentileza de suas pessoas, das suas lideranças, da comunidade, da belíssima Banda Lira Paracatuense, que me recebeu aqui com excelente execução, também a banda da guarda, fanfarra da guarda municipal e todas as pessoas sob o comando do nosso estimado prefeito Vasco, numa recepção de fato muito simpática. Então estou me sentindo muito bem e passarei aqui o dia de hoje com esses objetivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário