terça-feira, 22 de setembro de 2009

Anastasia participa da abertura de eventos de mineração


O Vice-governador Antonio Anastasia participou da abertura dos dois maiores eventos do setor de mineração na América Latina, a Exposição Internacional de Mineração (Exposibram 2009) e o 13º Congresso Brasileiro de Mineração, nesta segunda-feira (21), no Expominas, em Belo Horizonte. ‘A Mineração e o Novo Cenário Socioeconômico’ é o tema do Congresso, que pretende debate os rumos da atividade mineral no atual cenário econômico, configurado após um ano da crise internacional. “Há dois anos não poderíamos cogitar que teríamos tantas novas realidades ocorridas com a crise financeira.


Felizmente, caminhamos para o momento final dessa crise e a recuperação, ainda que paulatina e gradativa, da atividade econômica. Para nós no Brasil e, em especial para nós mineiros, a atividade mineradora é muito relevante, afinal de contas, somos o único estado da federação que tem em seu próprio nome a atividade mineral como sustentação da sua gente, sua história, suas tradições, da sua trajetória política e institucional”, considerou o vice-governador. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que promove a cada dois anos a Exposibram e o Congresso Brasileiro de Mineração, o momento é animador, pois a indústria da mineração brasileira prevê a recuperação dos negócios no segundo semestre deste ano, com expectativa de crescimento nas encomendas de minérios nas próximas décadas.


Levantamento do Instituto diz que, apesar da crise econômica, a previsão de investimentos do setor no país é de US$ 47 bilhões entre 2009 e 2013. Deste número, só o minério de ferro, por exemplo, representa US$ 31,5 bilhões, o que elevará a produção em 91% para significativas 670 milhões de toneladas em 2013. “É fundamental estimular a agregação de valor e a formação local de cadeias produtivas e não aceitar a dependência crescente de importação de commodities brutos. Estamos saindo de uma grande crise econômica, que abalou os alicerces do mundo inteiro. O setor minerador brasileiro é fundamental para o nosso país”, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também presente na abertura dos eventos.


No mesmo tom, o vice-governador defendeu a agregação de valor aos produtos mineiros. “Dizia-se no passado, tristemente, que nosso Estado contentava-se em exportar mineiros e minérios, porque tirávamos também de Minas Gerais o capital humano, reconhecido nacional e internacionalmente pelo valor de nossa gente, e os minérios como commodities, sem qualquer agregação de valor. Agora não podemos mais tolerar a persistência e sequer a ideia de uma frase como esta”, afirmou. Segundo Anastasia, os mineiros devem ter opções, sempre virtuosas, de prosperidade em seu próprio Estado, em prol de nosso desenvolvimento e progresso. “Para tanto, devemos buscar, como uma verdadeira obsessão, como tem dito o governador Aécio Neves, agregar valor aos produtos aqui retirados, e a mineração não deixa de ser um bom exemplo, para um trabalho muito firme de parceria entre os governos e o setor privado para agregarmos valor ao produto mineral em nosso Estado”, completou.


Congresso Brasileiro de Mineração


O 13º Congresso Brasileiro de Mineração debaterá, entre os dias 21 e 24 de setembro, com lideranças e especialistas nacionais e internacionais do setor mineral, autoridades dos governos federal, estaduais e municipais, comunidade acadêmica e sociedade civil organizada, os novos desafios gerados pela crise financeira mundial, que o setor vem enfrentado para a expansão de suas atividades e as estratégias para a superação desses obstáculos. Os participantes vão examinar, por meio de análises das lições aprendidas em outros países mineiros, as relações entre políticas, marcos legais e competitividade da mineração.


A sustentabilidade socioambiental na indústria de mineração é um dos mais atuais tópicos a serem tratados no Congresso, com abordagem de novas tendências para incorporação destas variáveis nas estratégias empresariais. Ainda serão apresentados experiências e cases relacionados a inovações tecnológicas e aperfeiçoamentos em equipamentos, práticas e técnicas utilizados nas diferentes etapas da indústria da mineração (pesquisa mineral, desenvolvimento e lavra de jazidas e beneficiamento).


Exposibram


Reconhecida por estimular a prospecção de negócios, a Exposibram comercializou este ano 432 estandes, com 384 expositores, sendo 45% de empresas estrangeiras. A expectativa é que os 50 mil visitantes da feira conheçam as inovações tecnológicas e os projetos desenvolvidos no setor mineral. “A atividade mineral é uma das que mais investe no País, mesmo tendo sofrido fortes impactos da crise financeira internacional.


Esse volume expressivo de investimentos atrai as atenções do mundo para o Brasil”, analisou Paulo Camillo Vargas Penna, presidente do Ibram. Estiveram presentes na abertura do Congresso e da Exposibram os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, os senadores Eduardo Azeredo e Eliseu Rezende, os deputados federais Marcos Lima, Paulo Abi-Ackel, Lincoln Portela e Paulo Delgado, e o deputado estadual Luiz Carneiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário